Defesa Civil realiza mapeamento participativo nos bairros Santa Maria e 17 de Março

Defesa Civil
24/08/2023 15h05

Nesta quinta-feira, 24, a Defesa Civil de Aracaju e o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do bairro Santa Maria visitaram as áreas de risco da região para mais uma ação do Mapeamento Participativo. O órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou a atividade com foco nas áreas que possuem risco para alagamento e deslizamento de terra.

Segundo o agente da Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins, no período da manhã, o grupo esteve nas regiões indicadas pelos voluntários nos bairros Santa Maria e 17 de Março. Foram verificados os pontos com risco para alagamento durante o período de chuva. "Essas regiões serão acrescidas no mapeamento e banco de dados da Defesa Civil de Aracaju, de maneira que possamos monitorar constantemente ao longo do período de chuvas", frisou.

Entre as localidades visitadas estiveram Ponta da Asa, Residencial do Horto, Residencial do Santa Maria e adjacências. "No período da tarde, o trabalho tem continuidade com outro grupo de voluntários, também do Nupdec Santa Maria, para visita as áreas com risco de deslizamento de terra, na localidade do Paraíso do Sul e regiões", pontua Bruno.

O membro do Nupdec Santa Maria Fábio Brito, morador da região há 13 anos, destaca a importância da população ser ouvida. "Somos representante da comunidade que temos a oportunidade de estar acompanhando de perto e passar as demandas, praticamente em tempo real, para que sejam adotadas as providências", considera.

Para Elizeu Marques, também integrante do Nupdec Santa Maria, morador da região há cerca de 40 anos, é motivo de alegria contribuir para a prevenção de riscos na região. "É bom para a comunidade. Me sinto orgulhoso em participar do grupo do Nupdec Santa Maria", disse o voluntário.

Para a voluntária Daiana dos Santos, as informações passadas pelos moradores agregam aspectos que melhoram a atuação para a prevenção de riscos no bairro. "Fazemos parte da comunidade, então passamos as informações sobre as situações. O que torna o trabalho ainda melhor", declarou.

Em relação ao mapeamento, o voluntário Fábio Brito ressalta que a atividade é a oportunidade de apresentar à equipe áreas que talvez ainda não sejam conhecidas. "Hoje mesmo passamos em algumas áreas que alguns membros da Defesa Civil ainda não tinham conhecimento da problemática. Então, a importância está justamente na prevenção, trazendo para a Defesa Civil, sem que precise acontecer algo pior , pois com a prevenção eles já vão olhando e trazendo técnicos específicos para a localidade, para que não haja incidentes", acrescenta.

A ação intensificada no mês de agosto já contemplou os bairros Jabotiana, Soledade, Cidade Nova, Japãozinho, América, Santa Maria e 17 de Março. Outras localidades, que já são monitoradas pelas equipes de Defesa Civil, também passarão pelo processo de detalhamento e aprimoramento de dados, com a participação da comunidade.