Guardas municipais passam por capacitação em mediação de conflitos

Guarda Municipal
25/08/2023 15h58

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Escola de Gestão e Administração Pública (Esgap) promoveram nesta sexta-feira, 25, o curso Mediação de Conflitos para guardas municipais com cargos de chefia, operacional e administrativa. A capacitação foi ministrada por Normandia Brayner, mestre em Direito e coordenadora operacional da Universidade Tiradentes.

De acordo com Normandia, a capacitação visa a reflexão e o equilíbrio com formas de mediar e solucionar conflitos. “Estamos tratando aqui da mediação de conflitos, da classificação dos conflitos e dos tipos de conflitos, porém, sem dar receita pronta sobre a forma de solucioná-los, mas sim, possibilitar a reflexão acerca das diversas possibilidades de mediar esses conflitos, de dar o encaminhamento correto para que haja uma solução adequada para determinados tipos de conflitos que são resolvíveis, principalmente em ambiente corporativo”, explica.

A capacitação continuada tem sido uma política implementada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) para com os agentes da Guarda Municipal. O comandante geral da corporação, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, destaca a importância do curso.

“É uma diretriz da gestão municipal que trabalhemos intensamente a mediação de conflitos, a fim de que os guardas municipais possam lidar da melhor forma possível, de forma ordeira e pacífica, conduzindo os mais variados tipos de conflitos, buscando sempre a solução mais adequada para cada situação, fortalecendo nossa responsabilidade social”, pontua o comandante.

O curso exclusivo para guardas municipais surgiu como uma possibilidade de alcançar o maior quantitativo possível de integrantes da corporação, após a participação de um número reduzido de agentes em curso anteriormente realizado com servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Aracaju. A coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, enfatiza essa necessidade.

“Diante do alto índice de violência que é cada vez mais crescente buscamos, enquanto Escola de Gestão e Administração Pública, apresentar aos guardas municipais de Aracaju esse curso que apresenta técnicas de abordagem e escuta ativa, com vistas a uma melhor prestação do serviço à população aracajuana, um serviço ainda mais efetivo e humanizado”, afirma.