Prefeitura encerra segunda edição dos Jogos Escolares Municipais

Educação
26/08/2023 15h45

Depois de dois finais de semana de competições, a Prefeitura de Aracaju finalizou neste sábado, 26, a segunda edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). Os Jogos mobilizaram mais de três mil estudantes de escolas públicas municipais e aconteceram na Estação Cidadania - Esporte e em quadras escolares do conjunto Bugio. A abertura dos JEM aconteceu no último dia 18, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira.

As últimas partidas ocorreram na tarde deste sábado, 26, depois de quatro dias intensos que envolveram 36 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e uma grande equipe da Secretaria Municipal da Educação (Semed), organizadora do evento. Além da Semed, o evento contou com a parceria das Secretarias Municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Saúde (SMS), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

De acordo com o coordenador de Educação Física e Esporte da Semed, José Robson dos Santos, esta edição dos Jogos Escolares Municipais alcançou o objetivo de incentivar a prática de esporte entre os alunos da rede municipal e avalia positivamente a realização do evento. "As crianças praticaram esportes, se divertiram, fizeram novas amizades e conheceram os colegas de outras escolas, construindo novas relações. Já tem muito aluno na expectativa para a próxima edição. No geral, foi um evento em que tivemos nossos objetivos alcançados, com resultados bastante positivos para todos os envolvidos", declarou.

Com 14 modalidades diferentes, os JEM foram divididos entre Esporte e Jogos Populares: badminton, dominó, xadrez, dama, atletismo (100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso), futsal, queimado, mini-handebol, cabo de guerra, basquete, voleibol e fifa.

Nos dias de competição, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) João Oliva Alves levou cerca de 150 estudantes para participar dos Jogos. A professora de Educação Física Marluce Pereira elogiou a organização do evento e a iniciativa de incentivo à prática esportiva.

"A iniciativa está de parabéns, o evento foi grandioso. Deu para ver o brilho no olhar de cada criança por sair do ambiente de sempre e vir aqui conhecer outros coleguinhas e participar das competições. Para o professor também é importante sair da escola e mostrar o seu trabalho em outro ambiente e mostra que a Educação Física não é um componente que passa despercebido, mas que agrega valores e conhecimentos", expressou a professora.

Professora polivalente da Emef José Airton de Andrade, Priscila Abigail Nascimento conta que o evento ajudou diversos alunos a perceberem o potencial esportivo que têm. "Às vezes, muitos deles não têm acesso ao esporte e às quadras e mesmo assim conseguiram se destacar. Fico muito emocionada e feliz por ver esse desempenho satisfatório. Eles já são campeões por já estarem onde estão e esses Jogos Escolares estão sendo legais também porque está incentivando a prática. Além de ser importante pela questão da disciplina e de terem um bom comportamento, os ajuda a entender regras", frisou a docente.