Em Aracaju, voluntários dos Nupdecs contribuem para a prevenção de riscos

Defesa Civil
28/08/2023 13h00

Nesta segunda-feira, 28, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Essa atividade exercida, de maneira espontânea e não remunerada, por cerca de 200 cidadãos que integram os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) em Aracaju, soma esforços às ações de Defesa Civil - órgão que integra a secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) -, para prevenir riscos e fortalecer a resiliência nas áreas mais sensíveis da capital. O trabalho desenvolvido há mais de cinco anos inspira a efetiva participação social e a propagação de boas práticas.

A parceria estabelecida entre a Defesa Civil de Aracaju e os moradores de áreas de risco resultou na formação de nove Nupdecs. Entre os bairros que abrigam a iniciativa estão Jabotiana, Soledade, Porto Dantas, Cidade Nova, América, Industrial, Santa Maria, além do Nutdec - Núcleo Técnico de Defesa Civil, formado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, e o Nupdec Área PEC, no bairro Atalaia.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, os bairros foram selecionados com base em critérios técnicos, considerando a análise de dados por bairro, principalmente o número de ocorrências registradas e as informações do mapeamento das áreas de risco de deslizamento de terra, inundações e alagamentos.

"Através da Defesa Civil, estamos em constante diálogo com os voluntários, que nos proporcionam uma valiosa contribuição a parir de informações, muitas vezes, em tempo real sobre situações da comunidade, a partir das quais podemos reduzir o tempo de resposta para minimizar eventuais impactos à população, frente aos eventos adversos, ou prevenir riscos. São braços da Defesa Civil nas comunidades", salientou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, frisa que para participar dos grupos os membros passaram por uma formação completa, proporcionada pelo órgão. "Orientamos sobre a atuação da Defesa Civil, tipos de riscos, ações preventivas e outras informações que ampliam a percepção sobre os riscos e as situações adversas. Somado ao conhecimento prévio que esses voluntários já possuem das suas comunidades, esse conteúdo auxilia na identificação de eventuais situações que demandem uma rápida atuação da Defesa Civil", destacou.

Essa contribuição é ampla e aproxima cada vez mais as comunidades dos serviços da Prefeitura de Aracaju, assim como auxilia a Defesa Civil na obtenção de dados que aprimoram o monitoramento e mapeamento das áreas de risco da capital. "Os voluntários nos auxiliam não apenas na identificação de pontos que demandam nossa atenção, mas também facilitam o diálogo com a comunidade", destacou o coordenador.

Voluntários
Para o coordenador do Nupdec Jabotiana, José Guedes, é gratificante observar os benefícios gerados para a comunidade. "A atuação dos Nupdecs em Aracaju busca estabelecer um ‘link' entre a comunidade e a Defesa Civil, para o gerenciamento das situações adversas e auxílio às pessoas que necessitem de apoio", considera.

Morador do bairro Santa Maria, Fábio Brito integra o grupo e faz questão de levar sua contribuição. "O Nupdec é muito importante pois ouve a população.Temos a oportunidade de acompanhar de perto a comunidade e podemos passar as demandas, praticamente em tempo real, para a Defesa Civil. A Defesa Civil tem esse braço que é importantíssimo, atualmente, na comunidade", considerou.

Desde 2013, Fabrício Souza reside no bairro Cidade Nova e decidiu fazer parte do núcleo comunitário para contribuir com a Defesa Civil na prevenção contra riscos. "Eu sou muito grato por fazer parte do Nupdec, que é um projeto pioneiro de voluntariado e trabalha em conjunto com a Defesa Civil. Acho muito importante esse trabalho, pois nele são desenvolvidas ações de prevenção contra acidentes e riscos, para que a comunidade possa se precaver, diante de riscos como o deslizamento de terra na encosta, por exemplo. Ser voluntário é isso: participar ativamento das ações que envolvem a comunidade", disse Fabrício.

Para Julieta da Cruz, moradora do Bairro América, o constante diálogo com o órgão é importante para o sucesso das ações. "Não tem nem palavras para o benefício dessa parceria. Pois quando a gente precisa, a Defesa Civil está na hora, seja em caso de deslizamento na encosta ou outra situação. Eu acho esse trabalho maravilhoso", destacou a voluntária.

A coordenadora do Nupdec Soledade, Gilenilde Barbosa, reforça a disposição para fortalecer essa parceria. "Onde houver riscos, estaremos juntos. Acompanhamos a equipe até os locais que precisam e a comunidade agradece bastante", pontuou.