Comerciantes dos mercados centrais aprovam realização de serviços de manutenção predial

Serviços Urbanos
28/08/2023 14h49

Em busca de manter a excelência no espaço público para a comercialização de frutas, verduras, legumes, hortaliças, bem como de artesanato e importante cartão postal da capital, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promoveu reparos estruturais na cobertura de um dos pontos comerciais mais visitados da cidade, os Mercados Municipais Maria Virgínia Leite Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco.

Para a última etapa do serviço, concluída nesta segunda-feira, 28, uma máquina elevatória serviu como suporte para os técnicos no acesso à estrutura metálica em reparação. De acordo com a Coordenadoria de Engenharia e Manutenção Predial, os serviços nos mercados centrais foram iniciados em janeiro deste ano com o intuito de garantir a segurança de vendedores e clientes e dos produtos comercializados.

Com a instalação da estrutura metálica e implantação de placas de policarbonato, a ação previne danos contra as fortes chuvas que ultrapassavam as calhas e resultavam na oxidação da infraestrutura de metal. Para a ornamentação e embelezamento do local, os técnicos da Emsurb ainda executaram serviços de pinturas em pontos estratégicos dos mercados.

Os serviços realizados em três frentes também trouxeram vantagens para o comerciante de raízes Adenilson de Souza Goes, 28. “Essa cobertura, com certeza, vai melhorar para gente, para o consumidor de Aracaju e para quem vem conhecer o local, pois há muitos turistas aqui e precisamos recebê-los da melhor forma”, afirmou.

Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, as ações refletem a preocupação da Prefeitura de Aracaju com os comerciantes e consumidores em um dos pontos turísticos da capital. “Referência cultural e espaço importante de comércio, os mercados centrais precisam estar aptos e prontos para qualquer condição. Fizemos essa interferência na estrutura para proteger a área interna de chuvas fortes e melhoramos a estrutura que estava gasta em decorrência do tempo de uso. Estamos sempre atentos para o zelo e ordenamento dos espaços públicos, afinal esses são os nossos cartões postais", salientou.

O comerciante de frutas Michael Brendo Gomes Lima, 29, trabalha há nove anos no mercado e ressaltou os benefícios com a realização dos trabalhados de recuperação, executados nos últimos meses.

“Em períodos de chuvas, um dos maiores desafios era cobrir as frutas com plástico transparente, assim como os outros comerciantes, além do risco de contrair um resfriado e a perda das mercadorias. Agora, com a implantação das placas de proteção, os consumidores também sentem-se mais seguros em trafegar próximo às barracas. Além disso, o resultado influenciou diretamente nas vendas”, elogiou.