Semed promove Horas de Estudos sobre primeiros socorros para professores do Fundamental

Educação
28/08/2023 16h15

Com o retorno das aulas do segundo semestre da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) retoma, também, as ações do Horas de Estudos para professores do Ensino Fundamental, projeto que fomenta o aperfeiçoamento dos educadores sobre temas e práticas importantes e obrigatórias nas escolas.

Iniciadas nesta segunda-feira, 28, a capacitação aborda primeiros socorros, seguindo as diretrizes da Lei nº 13.722, a Lei Lucas, e será ministrada por um profissional da área da saúde. Com programação até o dia 31 de agosto, a atividade será dividida de forma a atender atenciosamente todos os professores específicos de cada área, visto que a formação une teoria e prática, precisando repassar efetivamente os ensinamentos sobre os primeiros atendimentos em situações necessárias. 

Para a técnica do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Iara Tavares, ensinar sobre os primeiros socorros traz segurança ao professor. “A Lei Lucas aponta a necessidade do professor se sentir seguro mediante algum fato que ocorra durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Neste momento, as horas de estudos vão abarcar este tema, mas elas são realizadas durante todo o ano letivo, com assuntos e práticas diversificadas. E elas são divididas por modalidades e componentes, para contemplar todos os profissionais e áreas envolvidas na rede”, explica. 

Ministrada pela enfermeira Viviane Gomes, que atua há mais de 12 anos no cuidado de pacientes críticos e casos de urgência e emergência, a formação ressalta a importância de poder evitar que outras crianças não recebam os primeiros socorros e acabem evoluindo para situações graves e irreversíveis. 

“É importante falar que existe a Lei Lucas e que ela é obrigatória para os professores da rede pública e privada. Quando falamos de primeiros socorros, estamos falando literalmente em salvar vidas. Neste sentido, o curso trata das principais urgências que podem ocorrer no ambiente escolar, mas também das emergências de parada cardiorrespiratória, casos de engasgo, de fratura e de hemorragias. A formação é inicialmente teórica, mas finaliza com um momento prático. Primeiros socorros é sobre amenizar a dor do próximo, sobre evitar sequelas que podem ser irreversíveis. Por isso, o curso é de suma importância e eu tento mostrar toda essa dimensão a partir dos casos e como é possível evitá-los ao ter conhecimento das formas corretas de lidar com as emergências”, avalia.

Professores
Presente na formação, a professora de Português Cleidiane Feitosa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, assume que não tem conhecimento sobre primeiros socorros e que o curso fará diferença no seu dia a dia como docente. “Eu não tenho nenhuma noção de primeiros socorros. Se algo acontecesse, eu chamaria o SAMU, porque eu tenho medo de fazer um procedimento sem saber e agravar ainda mais a situação É por isso que essa formação está sendo tão importante, porque, de agora em diante, eu vou saber como agir em casos de emergência em sala de aula ou qualquer outra situação”, reflete. 

A professora Jucilene Jesus, da Emef Prof. Maria Thetis Nunes, destaca que é importante que os professores tenham conhecimento dos primeiros socorros, para que não se repita o que houve com a criança Lucas. 

“A formação nos dá a segurança de saber agir em casos de necessidade dos primeiros socorros até que se chegue a equipe especializada. Talvez, se as pessoas que estiveram na situação de Lucas tivessem passado por uma formação, não teria acontecido o que aconteceu. Sobre as horas de estudos, acho muito necessário pelo fato de que a gente fica mais aperfeiçoado, com o nosso conteúdo sendo passado da melhor forma  para os nossos alunos”, aponta.