Prefeitura promove potencial náutico de Aracaju em congresso na Bahia

Indústria, Comércio e Turismo
29/08/2023 10h36

Aracaju tem, aproximadamente, 35 km de litoral, formado por 22 Km de belas praias, além dos rios Sergipe e Vaza Barris, principais recursos fluviais que margeiam a capital. O município é considerado um destino promissor no segmento do turismo náutico, por isso, atenta às possibilidades que este mercado oferece, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participará do 2º Congresso Náutico da Bahia 2023, que será realizado no Terminal Marítimo de Salvador, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro deste ano.

O Congresso reúne especialistas, autoridades governamentais e profissionais do setor para discutir estratégias de crescimento sustentável e aproveitamento responsável dos recursos náuticos. O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, é um dos convidados como debatedor para participar de uma mesa redonda que tem como título “Fomentando o desenvolvimento náutico na Bahia e no Nordeste do Brasil: estratégias e cuidados essenciais para impulsionar o setor”. 

De acordo com o secretário, a presença da Setur no evento ressalta o compromisso da Prefeitura de Aracaju em impulsionar o turismo náutico na capital sergipana. “É mais um passo da gestão municipal para estreitar as relações com o mercado náutico, trocar ideias e firmar ações turísticas colaborativas entre os municípios de Aracaju e Salvador/BA”, pontua Jorge Fraga.

Além de esportes náuticos como o surf, windsurf, kitesurf, barcos à vela e moto aquática, o litoral aracajuano oferece possibilidade de passeios de lanchas e catamarãs pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza-Barris, bem como atividades nas areias das praias, dentre elas caminhadas, futebol de areia, beach tennis, futevôlei, frescobol e banhos refrescantes de mar. 

“Temos ótimas praias, lindas orlas, um cardápio gastronômico diverso e uma geografia propícia para diversas práticas esportivas, inclusive os esportes náuticos. É essa diversidade que colocarei ao longo dos debates. Mostrarei que Aracaju está apta para receber qualquer evento ligado à temática náutica, bem como competições regionais e nacionais”, acrescenta o secretário.

O 2º Congresso Náutico da Bahia 2023 contará com os seguintes participantes na formação da mesa redonda para debate sobre o setor: Hugo Leonardo Assis (empresário do ramo náutico e CEO da Barco Show eventos); Isabela Suarez (presidente da Fundação Baía Viva); Jorge Luís Almeida Fraga (secretário de Turismo de Aracaju); Maurício Bacelar (secretário de Turismo do Estado da Bahia); Mila Paes (secretária do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador); e Wellington Lemos Gagno (capitão de Mar e Guerra - comandante da Capitania dos Portos da Bahia).