Agosto Lilás: Secretaria da Comunicação realiza campanha "Eu Trabalho com Respeito"

Comunicação Social
30/08/2023 15h40

O ambiente de trabalho é um local onde as pessoas passam a maior parte do tempo, interagindo com seus colegas e superiores. A qualidade dessas relações desempenha um papel fundamental na produtividade e no bem-estar dos funcionários. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Aracaju realiza a campanha “Eu Trabalho com Respeito”. A ação, desenvolvida em alusão ao Agosto Lilás, uma campanha nacional de combate à violência contra as mulheres, deve se estabelecer de forma permanente no órgão.

Quando cultivado, o respeito cria um ambiente onde todos se sentem ouvidos, respeitados e valorizados, independentemente de seu gênero, raça, religião, orientação sexual ou qualquer outra característica pessoal. Tendo este olhar, a Secom, por meio da campanha, busca conscientizar seus colaboradores - por meio cartazes, adesivos, crachás retráteis e broches, distribuídos entre os servidores da pasta e afixados em salas e corredores do prédio - quanto à importância da manutenção de comportamentos respeitosos entre colegas, assim como também visa estender os efeitos desta comunicação às demais pastas da Prefeitura.

“Essa é uma campanha em alusão ao movimento Agosto Lilás que a Prefeitura de Aracaju adota para reforçar a importância de manter sempre o respeito no ambiente de trabalho, um comportamento que já é estabelecido na Secom e que, a partir disso, visamos estender para outros espaços, de maneira a conscientizar as pessoas da necessidade de eliminar qualquer situação que possa provocar desarmonia”, explica o secretário da Comunicação Social, Carlos Cauê.

Através desta campanha, a Secom serve como referência para outros órgãos e instituições da Prefeitura sobre como um ambiente de respeito promove harmonia, reduz conflitos e cria uma atmosfera mais agradável para todos, além de estar intrinsecamente ligado aos princípios do Agosto Lilás. “"Elaboramos uma cartilha que aborda alguns comportamentos a serem evitados entre os colegas de trabalho para com as servidoras, com o intuito de manter o ambiente tranquilo e respeitoso. O próprio nome da campanha traz esse incentivo. Ela mostra também o cuidado da Secom com as servidoras e a promoção do respeito a elas, para que possam executar suas atividades em um local onde se sintam seguras", enfatiza o secretário.

A cartilha menciona oito comportamentos a serem evitados no ambiente de trabalho, no intuito de tornar esse local saudável e seguro para as servidoras, como não tocar sem permissão; mandar mensagens insinuantes ou fora do contexto de trabalho; gentileza acompanhada de constrangimento; interrupção da fala de mulheres para reproduzir exatamente o mesmo discurso, atitude conhecida como manterrupting; comportamentos machistas, a exemplo de confundir simpatia com intimidade; e a consideração de posicionamentos femininos como comportamento histérico.

Por se tratar de uma campanha importante, a iniciativa deve ser estendida para além do mês de agosto, promovendo cada vez mais respeito entre os colaboradores e, desta forma, criando uma equipe mais unida e qualificada. Ainda segundo o secretário, "mesmo sendo uma campanha da Secom, pretendemos estendê-la para outras secretarias da Prefeitura". "Essa é uma ação de grande relevância para as mulheres e de combate à violência contra elas, com foco na comunicação interna, voltada para quem trabalha no serviço público de Aracaju”, frisa Cauê.

A coordenadora de mídias digitais da Secom, Letícia Sandes, explica que a campanha foi planejada para retratar o aspecto de empoderamento da mulher dentro do ambiente de trabalho, "de uma forma que todo mundo possa entender que existem certos comportamentos que podem até parecer inofensivos, mas geram incômodo e muitas vezes o público masculino não enxerga esse fato, a exemplo do toque no meio de diálogos".

"Aproveitamos o gancho do Agosto Lilás, por conta das campanhas de combate à violência contra a mulher, e aproveitamos as nossas vertentes de políticas públicas de proteção às mulheres, a exemplo da Patrulha Maria da Penha, que já utiliza a cor lilás, para trazer nessa identidade visual da campanha. É uma ação que se estende para além deste mês, uma campanha de empoderamento feminino dentro do ambiente de trabalho que tem início na Secom”, conta Letícia.