Com o objetivo de aprimorar o mapeamento das áreas de risco do Bairro Industrial, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou na tarde desta quarta-feira, 30, o Mapeamento Participativo em conjunto com os voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da localidade.
A iniciativa possibilita a contribuição direta da população na atualização de dados que irão auxiliar o órgão no planejamento de ações preventivas e maior assertividade no enfrentamento diante de eventuais situações adversas, principalmente no período chuvoso.
O encontro ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Pedro Averan, onde a equipe de Defesa Civil apresentou ao grupo os pontos já mapeados e monitorados pelo órgão, com as respectivas classificações por grau de risco. Na ocasião, os voluntários, que são moradores da região, indicaram situações a serem vistoriadas e seguiram para a realização das inspeções.
O membro da Defesa Civil, Bruno Martins, destaca que o encontro foi produtivo. "Visitamos algumas áreas de risco já conhecidas da Defesa Civil e outras indicadas pelos voluntários. Constatado o risco, anexamos ao mapeamento e banco de dados da Defesa Civil de Aracaju", detalhou.
A voluntária Ana Maria Silva considera o trabalho muito importante para a comunidade. "A gente passa a conhecer coisas novas e ampliamos o nosso conhecimento sobre os riscos e o sobre o bairro. É um trabalho muito importante. Quando vemos alguma situação de risco logo conversamos com a Defesa Civil", frisou.
Jovina dos Santos salienta que é motivo de muita alegria contribuir com esse trabalho. "Eu me sinto muito feliz. É uma oportunidade de cuidarmos das pessoas e da gente também", considerou a voluntária do Nupdec no Bairro Industrial.
Para a voluntária Maria do Socorro Barbosa, é gratificante participar do mapeamento. "Pretendo participar cada vez mais desse trabalho que tanto ajuda a comunidade", disse a moradora do Bairro Industrial.
O Mapeamento Participativo, desenvolvido pela Defesa Civil de Aracaju em conjunto com os Nupdecs, já contemplou, ao longo do mês de agosto, os bairros Jabotina, Soledade, Cidade Nova, Santa Maria, Bairro América e Bairro Industrial.