Observação telescópica da Superlua na CCTECA reuniu centenas de pessoas

Educação
30/08/2023 21h54

A noite desta quarta-feira, 30, foi especial: os aracajuanos puderam presenciar e observar a lua em seu Perigeu, um evento astronômico relativamente raro, em que a superlua fica 14% maior e 30% mais iluminada. O evento de observação telescópica foi realizado na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, localizada no parque da Sementeira, que é vinculada à Secretaria Municipal da Educação (Semed), e reuniu centenas de pessoas, que se encantaram e se conectaram com o satélite natural da terra.

A última vez em que o fenômeno aconteceu foi em janeiro de 2018 e a previsão para a próxima ocorrência é somente no ano de 2037. Por isso, devido ao grande público ansiando pela experiência atípica, foram disponibilizados cinco telescópios.

O professor Augusto Almeida, coordenador da CCTECA, explica que, quando a lua aparece duas vezes no mesmo mês em seu Perigeu, ela é denominada como Lua azul, mas que isso não significa que ela vá ficar na cor azulada.

“Essa expressão foi criada em 1930 para descrever o fato de acontecerem duas luas no mesmo mês. Em agosto deste ano, aconteceu uma lua no dia 1° e outra lua está ocorrendo hoje. A última vez que isso aconteceu foi em 2018 e a próxima será em 2037. No evento de hoje, foram disponibilizados cinco telescópios para a observação da superlua, mas também tivemos programas simuladores mostrando o fenômeno que está acontecendo tão próximo da terra”, relatou o coordenador.

A explicação para o ocorrido é que a órbita da lua em torno da Terra não é perfeitamente circular, pois acontece um círculo um pouco achatado. "Então, haverá momentos em que a lua está mais próxima da terra, que se chama Perigeu, e outros momentos mais distantes, que é o Apogeu. Hoje, o Perigeu está com uma distância em torno de 370 mil km. Sobre o público, é gratificante ver que crianças, adultos e idosos se engajaram pela campanha. Agradeço a imprensa, a nossa equipe de trabalho, a Semed e a Guarda Municipal”, declarou.

Empolgada com a superlua e a possibilidade de vê-la ainda mais de perto, a estudante Tori Calasans, 25, relata que este é o terceiro evento astronômico da CCTECA em que ela  participa.

“Eu sempre gostei de astronomia e quando soube que esse é um evento que só vai acontecer novamente em 2037, determinei que eu deveria marcar presença, apesar do cansaço.  Sempre quis comprar telescópio, mas nunca tive condição, por isso é tão importante eventos assim, porque possibilita a inclusão de várias pessoas. Aracaju é um lugar pequeno, então, muitas das vezes a gente não vê a magnitude do que é estudar física, muitos alunos no começo não tem muita oportunidade, não gostam muito, mas oportunidades assim empolgam as pessoas mais jovens e até as pessoas mais velhas. Com isso, essas crianças, além de quererem estudar astronomia, quem sabe até não se tornem um astronauta brasileiro e possam estar em missão daqui alguns anos? É por isso que é muito importante que a gente incentive esse tipo de evento”, reflete.

Presente na observação telescópica junto a sua filha, o aposentado Charles Gomes, de 56 anos, é um amante da astronomia e reconhece a amplitude e importância pedagógica do evento.

“Esta é a minha primeira vez no evento, mas eu tenho interesse há muito tempo. Sempre comprei livros, revistas, sempre estive ligado ao universo. Sou fã de verdade. Eu nunca tinha visto no telescópio, tenho até uma máquina que aproxima sessenta vezes, mas, com certeza a experiência de ver no telescópio foi totalmente diferente. Estava conversando com a minha filha sobre a importância de um evento desse e ainda sendo gratuito, porque acaba incentivando crianças a estudarem sobre temas que são tão essenciais para nossa vida. Eu fiquei impressionado com a amplitude do encontro, porque eu achei que era um negócio menor, mas quando eu vi toda essa gente, fiquei feliz de ver que as pessoas estão entendendo como é maravilhoso. Portanto, eu adorei a ideia do evento, está todo mundo de parabéns. Espero que sirva de incentivo para todos aqueles que estiveram aqui hoje”, declarou.

O evento foi iniciado às 18h e permaneceu até às 20h30, atendendo a todos que se deslocaram até a CCTECA para prestigiar a Superlua. Paralelo à observação do fenômeno, o professor Augusto ministrou palestra sobre os demais aspectos astronômicos do universo, prendendo a atenção de crianças e adultos interessados em entender a imensidão do mundo.