Turismo de eventos: Prefeitura apoia 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Indústria, Comércio e Turismo
31/08/2023 15h33

Com o apoio institucional da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), a capital sergipana sedia a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2023), entre esta quinta-feira, 31, e o próximo sábado, 2 de setembro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), acontece no Centro de Convenções AM Malls e é considerado o maior da América Latina na especialidade.

Segundo os organizadores, o encontro deve reunir cerca de 1.600 congressistas, entre médicos, biólogos, enfermeiros e outros profissionais ligados à área da reprodução assistida, além de pesquisadores de renome internacional de mais de oito países. A Setur montou um estande de 26 m² para recepcionar médicos, pesquisadores, profissionais ligados à medicina reprodutiva e demais participantes do evento.

Para o secretário Jorge Fraga, o apoio a eventos é uma das ações estabelecidas no Planejamento Estratégico da gestão municipal, que contribui diretamente para a geração de fluxo turístico, principalmente em momentos de baixa temporada.

No momento da inscrição, os visitantes recebem um kit de marketing promocional do destino, formado por sacola ecobag contendo chapéu de palha, caneca, caneta bloquinho e castanha do caju. “Em todos os espaços do evento vimos os participantes felizes com essa acolhida inicial. É uma forma de agradecimento pela visita e de fixar na memória do nosso visitante nossa hospitalidade e as belezas da nossa cidade estampadas em nosso material promocional”, pontua Jorge Fraga.

Já no estande, a equipe presta o atendimento com informações detalhadas sobre os atrativos turísticos e informações sobre a cidade. Participante do evento, a nutricionista Thais Lima, de Campina Grande/PB, ficou encantada com a diversidade de pontos turísticos da capital. Com o auxílio da guia de turismo Andréia Reis, ela já formatou seu roteiro após o congresso.

“Vi no material que tem muita parte cultural no centro histórico para se conhecer, tem as belezas naturais, as praias, eu estou bem animada com a cidade. Estou aqui conversando a guia de turismo, conhecendo mais sobre a cidade, aí vou conhecer a parte do Palácio [Museu Olímpio Campos], o Museu [da Gente Sergipana], os restaurantes no centro da cidade e comprar artesanato pra levar de lembrança e levar para amigos e parentes”, ressaltou.

É a quinta vez que o médico Eduardo Lehay, de Itabuna/BA, visita Aracaju. Para ele, a cidade se transformou muito nos últimos anos. “Aracaju sempre foi uma cidade hospitaleira, acolhedora, se transformando numa cidade cada vez melhor, e me impressiona pelo desenvolvimento. Gosto bastante de estar aqui, fácil de andar, tem grandes atrativos, tanto na parte gastronômica como turística, e é uma cidade que me move muito para sempre retornar”, afirma.

Segundo Jorge Fraga, sediar um evento de grande porte como a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida mostra que a capital sergipana está qualificada e preparada para atender aos turistas, com um moderno Centro de Convenções, uma qualificada rede de hotéis, bares, restaurantes e demais serviços ligados ao turismo.

“O Centro de Convenções AM Malls tem uma importância estratégica para o turismo de eventos e tem na gestão municipal uma parceira para atrair outros eventos. A Prefeitura sabe da importância de eventos para alavancar demanda turística nos períodos de baixa estação e por isso estamos aqui, para apoiar eventos nos mais variados segmentos, sejam corporativos, culturais ou esportivos”, pontua o secretário.

“Faz muito tempo que eu não vinha a Aracaju e vi que a cidade mudou muito e com o advento do Centro de Convenções, em termos de infraestrutura, Aracaju cada dia está se aprimorando. Hoje Aracaju é um fato novo no segmento de turismo de evento, tem um futuro brilhante", avalia o presidente da Câmara Brasileira de Centro de Convenções, Pavilhões e Espaços para Eventos, Leonardo Vieira, que também é dirigente do Centro de Convenções de Florianópolis.

Para sediar o congresso, a capital sergipana concorreu com cidades de outros estados e foi escolhida por unanimidade pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida. “Aracaju pleiteou realizar esse congresso, nós levamos a proposta para a plenária da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, mostramos o potencial da cidade e ela foi escolhida por unanimidade dos membros”, afirmou o presidente do CBRA 2023, George Hamilton Caldas Silveira.

O 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida conta com palestras abordando técnicas de inovação em processos reprodutivos, atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultados, inteligência artificial aplicada aos processos reprodutivos, genética, qualidade e tecnologia em laboratórios, entre outros temas.