Cursos de capacitação qualificam beneficiários do AME para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
11/09/2023 08h00
Início > Notícias > Cursos de capacitação qualificam beneficiários do AME para o mercado de trabalho

Para garantir melhores possibilidades acesso ao mercado de trabalho, beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME), concedido pela Prefeitura de Aracaju, participam de cursos e oficinas ofertados pelo município como condicionante para o recebimento do benefício. A ação é realizada em uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), e desde o mês de junho tem formado turmas específicas para esse público.

Em junho e julho, a Prefeitura de Aracaju realizou seis turmas de preparação para o mercado de trabalho voltadas aos beneficiários do AME. Para isso, foram geradas 230 vagas, das quais 200 foram preenchidas e resultaram na qualificação de 149 pessoas. Já em agosto, mais três turmas foram criadas, tendo sido geradas 125 vagas. Presidente da Fundat, Edivaneide Lima destaca a importância desta missão de levar aos cidadãos mais conhecimentos e prepará-los para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho mais preparados.

“Sabemos o quanto a situação de vulnerabilidade social impacta na autoestima deles, por isso estamos atuando de forma a garantir que eles construam um currículo atrativo, estejam aptos a se apresentar de forma segura e confiante numa entrevista de emprego, se destacando e assim garantindo a vaga de trabalho. Não tem nada mais gratificante para uma mãe e um pai do que poder levar o sustento para sua família, e é com esse foco que realizamos as ações de qualificação e empregabilidade da Fundat, em especial aquelas que beneficiam diretamente as mulheres, que hoje representam a maior parcela de beneficiários do AME”, explica a gestora.

A coordenadora da Proteção Social Básica da Semfas, Catharina Menezes, afirma que, desde junho, têm sido formadas novas turmas mensais, em três Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com cerca de 30 a 40 alunos cada. Até o momento, já foram formadas nove turmas. “A Assistência Social sempre teve parceria com a Fundat no que diz respeito ao encaminhamento das pessoas para os cursos e cadastro de currículo. O AME intensificou essa parceria para esse público específico. Os beneficiários participam de oficinas de preparação para o mercado de trabalho, e depois a gente traça um perfil dessas pessoas para verificar as suas demandas e ofertar a elas cursos específicos, como nas áreas de culinária, beleza, entre outras”, afirma.

Conforme  a coordenadora, a oferta de cursos e oficinas para o público que recebe o Auxílio Municipal Especial é uma grande oportunidade de proporcionar  autonomia. “O AME vem para tirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade econômica. Os cursos ajudam a reconstruir a autonomia e a autoestima dessas famílias. Enquanto a transferência de renda dá esse fôlego para irem em busca desses cursos, essas formações auxiliam no encaminhamento ao mercado de trabalho para que possam retornar ou começar em um emprego e não precisar mais de auxílio municipal, estadual ou federal”, ressalta.

Qualificação

No Cras Maria José de Menezes Santos, no bairro Coqueiral, mais uma turma de beneficiários participou da oficina Preparação para o Mercado de Trabalho, no final de agosto. Aluna desta turma, Maria Rosimara de Jesus, de 20 anos, atualmente desempregada, recebe o Auxílio Municipal Especial. “Eu quero no futuro trabalhar em algo na área de gastronomia, mas qualquer outra oportunidade que aparecer, estou disposta. Na oficina aprendi como me comportar em uma entrevista de emprego, como falar, como me vestir, entre outras coisas. Ainda não participei de nenhuma entrevista, mas já me sinto mais preparada e confiante”, diz a jovem.

Da mesma turma e também beneficiário do AME, Bruno Henrique Santos de Souza, de 32 anos, conta que já trabalhou como cabeleireiro, mas pretende mudar totalmente os rumos e ingressar na área de confeitaria. “Eu aprendi como me expressar em uma entrevista de emprego, como fazer um currículo, como me apresentar ao RH de uma empresa. Eu espero que venha me dar bem na profissão que eu escolher, que será na área de confeitaria. Essa oficina da Fundat está incentivando os jovens para que venham a ter uma experiência profissional, para poderem ter um futuro melhor”, reconhece.