Alunos da Rede Municipal de Ensino participam do projeto nacional Um Salto na Educação

Educação
01/09/2023 07h06

Visando democratizar a prática esportiva do Salto Ornamental, o Governo Federal lançou o projeto “Um Salto na Educação”, que cria núcleos em diversos estados, ofertando a estudantes do ensino público a oportunidade de conhecer a modalidade, que ainda é considerada elitizada. Aracaju abraçou a ideia e, por meio da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), 112 alunos de cinco escolas municipais estão participando da ação e desfrutando da possibilidade de expandir os horizontes através do esporte.

O coordenador da Coefesp, José Robson dos Santos, ressalta que o foco é oferecer aos alunos do ensino público municipal, que em alguns casos estão em situação de vulnerabilidade, a oportunidade de vivenciar e aprender uma modalidade que é historicamente e socialmente distante deles.

“O projeto chegou para nós da Semed através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), uma demanda vinda do Governo Federal, com o objetivo de expandir esse projeto aqui no estado e ofertar o esporte para as nossas crianças. Nós temos cinco escolas municipais participando, com os treinos realizados duas vezes na semana, turmas pela manhã e tarde, sempre no contraturno das aulas, com alunos entre 8 e 14 anos”, informa.  

Participam do projeto alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Anísio Teixeira, José Antônio da Costa Melo, Dom José Vicente Távora, Presidente Vargas e Juscelino Kubitschek. Os treinos acontecem na piscina do Estádio Lourival Batista.

Com a divulgação de uma competição nacional entre estudantes de todo o Brasil, que representarão seu estado, a espera é que, naturalmente, alguns participantes se destaquem e tenham condições de competir em um nível mais elevado.

“Eles estão começando um processo de aprendizagem do Salto Ornamental, que é uma realidade só de clubes privados, para pessoas de classe alta, que não é ofertado em escolas públicas. Então, essa é uma oportunidade ímpar que a gente tem de ofertar às nossas crianças essa possibilidade de esporte. Com a competição a nível nacional, a gente está pretendendo ver o desempenho desses meninos e ver se alguns têm condições de chegar à competição. Quando recebemos o projeto, fomos às escolas, ofertamos as vagas, fizemos a inscrição e estamos trabalhando para manter todo o quantitativo de 112 alunos participantes. Embora o nosso foco não seja a competição, e sim dar a eles uma oportunidade de praticar um esporte que não é comum no âmbito da escola, estamos com expectativa de poder colocar os estudantes em algo grandioso como é competir nacionalmente”, frisa José Robson.

Treinador à frente das aulas de saltos ornamentais, Theodoro Filho destaca que o projeto é inovador, visto que é a primeira equipe de saltos aqui de Sergipe e que a seletiva para a competição nacional será nos dias 21 e 23 de setembro.

“A iniciativa tem um público-alvo que são crianças das escolas municipais que, em sua maioria, nunca tiveram contato com piscina. Agora, com esse projeto, vão poder ter a experiência com a modalidade olímpica. O treino é para todos que apontam interesse, mas é claro que se percebe aqueles que já têm uma predisposição, uma habilidade motora para se encaixar perfeitamente no esporte, e, treinando bem, eles têm tudo para crescer, porque é uma modalidade inovadora. O primeiro torneio da seletiva vai ser agora em setembro e, em novembro, inicia a InterNúcleos, com núcleos de Fortaleza, Maceió, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. A expectativa é que todas as regiões consigam levar os estudantes para competir”,  detalha Theodoro.

“Para a competição nacional serão selecionados dois meninos e duas meninas para representar o estado. É uma pena que só permitam quatro atletas, mas já é uma iniciativa. E tudo vai ser pago pela federação, a hospedagem e a passagem aérea. Com isso, quando estiver mais próximo da disputa, vamos conversar com os pais, para que eles permitam que seus filhos sejam levados para competir”, diz o treinador.

Estudantes
A estudante Adriciane Emanuele Vieira, de 13 anos, mesmo já tendo contato com a prática esportiva por meio do atletismo, também não conhecia os saltos ornamentais. Quando soube do projeto, decidiu que queria arriscar.

“Eu fiquei sabendo pela diretora, que chegou na sala perguntando quem queria. Como eu nunca tinha experimentado o esporte, decidi que queria tentar. Eu já sou atleta, pratico atletismo, então, eu pensei, por que não treinar uma coisa nova? Entrei e estou amando. Estou achando fácil, porque é só se concentrar. Eu quero treinar e chegar a competir e viajar o mundo, por isso estou fazendo de tudo para dar o meu melhor”,  conta.

As alunas Ana Maria Matias, 12, e Lara Paula, 11, da Emef Juscelino Kubitschek, também decidiram participar por meio da curiosidade em praticar algo novo. Com o convite da direção, as duas meninas se inscreveram no projeto e pretendem evoluir cada vez mais.

“Quando eu soube do convite, imaginei que seria legal participar, mesmo sem nunca ter contato com piscina, porque seria bom para me distrair um pouco. Após alguns treinos, eu ainda tenho um pouco de medo, mas eu quero melhorar bastante. O professor é muito legal e faz a gente ir deixando o medo para trás, então eu sei que ainda vou evoluir mais”, relata Ana Maria.

Lara Paula recebeu o convite com as fotos dos saltos ornamentais e optou por se inscrever. “Os treinos são legais demais, eu já vim para vários. Pretendo continuar e ficar melhor. Ainda não sei se consigo ou quero estar numa competição, mas quero ficar treinando e aprender muito mais”, fala a estudante.