Mais de duzentos mutirões de limpeza já foram executados pela Prefeitura em 2023

Serviços Urbanos
05/09/2023 11h13

Os mutirões de limpeza urbana caracterizam parte fundamental dentro do leque de ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju para proporcionar mais higiene e conservação às áreas públicas da cidade. Ante a importância desse trabalho unificado que otimiza o atendimento às principais demandas identificadas nas comunidades,  a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já pôs em prática, este ano, 216 forças-tarefas como estas. 

“Além da agilidade na execução dos serviços, os mutirões possibilitam um atendimento mais direcionado, uma vez que o planejamento intersetorial, elaborado sempre com base em monitoramento, foca nas demandas de cada região. Isso permite à Emsurb dar uma resposta muito mais rápida e igualitária ao que corresponde à limpeza das vias e áreas verdes. Outro ponto positivo é que os mutirões podem ser integrados a outras ações da Prefeitura, como, por exemplo, nos bairros com grande incidência de casos de dengue ou em regiões mais sensíveis em tempos de chuva, como é o caso do Largo da Aparecida”, explica o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

Cada mutirão é composto por múltiplas tarefas que incluem varrição, capinação manual, roçagem mecanizada, gadanhamento, poda e recolhimento de resíduos em pontos específicos, a exemplo de terrenos baldios e imóveis abandonados, estes mediante autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Além disso, nos dias em que há condições climáticas favoráveis, os locais contam ainda com a pintura de guias e sarjetas. O tempo de duração, o número de trabalhadores envolvidos e os equipamentos utilizados variam conforme a extensão e as necessidades de cada região. 

"A gente pode exemplificar com a programação desta semana, em que temos mutirões acontecendo no loteamento Cigano e no conjunto Lourival Batista. No primeiro deles, que fica no bairro Dom Luciano, há mais demandas relacionadas ao descarte irregular e, por isso, foram encaminhados 70 agentes. Enquanto isso, o segundo, localizado no Novo Paraíso, conta com cerca de 25 profissionais trabalhando para assegurar a higienização dos espaços", informa o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia. 

No momento de formular o cronograma de atividades, a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, responsável pelos mutirões, objetiva que cada localidade receba os serviços, em média, a cada três meses. Entretanto, a sazonalidade acaba sendo um outro fator ao qual as equipes também seguem atentas. Nos períodos em que há maior incidência de chuvas, por exemplo, os serviços de capinagem e roçagem têm o seu cronograma realinhado e o trabalho que já é feito rotineiramente passa a ser intensificado, devido ao crescimento mais rápido da vegetação. 

“Isso significa que, mesmo trabalhando com uma periodicidade pré-definida, o cronograma dessas ações é inteiramente flexível, ajustando-se ao que for de maior urgência. Então, neste caso, se for identificada a necessidade, as regiões podem ser atendidas em intervalos de tempo menores em relação ao último mutirão”, reforça Lauro. 

Cronograma da semana
No decorrer desta semana, os mutirões da Emsurb chegam a outras localidades além do Dom Luciano e Novo Paraíso. Na lista, estão os residenciais Mirassol, Salinas e Atalaia Sul, além dos bairros Centro, São José e 17 de Março.