Prefeitura realiza acolhimento e lotação de profissionais para Rede de Atenção Psicossocial

Saúde
05/09/2023 11h40

Com o objetivo de orientar, capacitar e lotar candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou nesta terça-feira, 5, mais um acolhimento dos candidatos classificados para preenchimento dos cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Psicólogo, Redutor de Danos, Técnico de Enfermagem, Farmacêutico, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Oficineiro, para trabalharem na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps).

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Janaina Cavalcante, foi feita uma apresentação do serviço, com a explicação do processo de trabalho e como é o funcionamento dentro das Unidades. 

“Ao acolher esses novos trabalhadores, temos como finalidade recompor a nossa rede e levar o serviço de saúde de melhor qualidade para a população. Abordamos, também, a humanização no atendimento, que é algo muito importante oferecido ao paciente, e que se baseia no diálogo, respeito ao outro, responsabilidade, cooperação, compartilhamento de poder e promoção da comunicação”, explica.

Acolhimento e avaliação positiva
Segundo a coordenadora do Programa Redução de Danos, Jayane Trindade, ao lotar estes novos trabalhadores, a meta é dar continuidade à qualificação dos serviços ofertados na Rede, bem como ao acolhimento voltado à saúde mental.

“Nossas diretrizes de trabalho são o cuidado em liberdade, reinserção social, reabilitação psicossocial e o fortalecimento da autonomia. Temos ações de fortalecimento da linha de cuidado em saúde mental, equipes multiprofissionais, redução de danos e posicionamento ético político da redução de danos e uma gestão democrática no controle social”, orienta.

Para a nova profissional que participou do acolhimento Michelle Conceição Matias, o momento é de comemorar um sonho realizado, mas também de aprender cada dia mais sobre a profissão escolhida através da oportunidade dada pelo PSS. “Achei importante o acolhimento porque foi bem informativo, nos passaram tudo que precisamos saber sobre as Unidades. Gostei bastante da iniciativa e estou bem esperançosa. Percebo que o sistema em Aracaju está organizado e isso é muito importante”, enfatiza.

Dispositivos da Saúde
Em Aracaju, a rede municipal de saúde dispõe de 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); um Consultório na Rua; 13 Referências de Saúde Mental (11 adulto/5 infância); um Serviço de Atendimento e Plantão Psicológico (Sapsi); seis Centros de Apoio Psicossocial (Caps) (5 tipo III/1 tipo II); um Projeto Redução de Danos; uma Urgência de Saúde Mental (retaguarda: 16 masculinos e 14 femininos; leitos de urgência: 9 gerais); e dois Hospitais municipais (UPA 24h – Fernando Franco e Nestor Piva).

Rede de Atenção Psicossocial
A Reaps conta com seis Caps, sendo cinco tipo III e um infanto-juvenil tipo II; os do tipo III funcionam em regime de plantão 24 horas e o infanto-juvenil, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
Quatro dessas unidades atendem pessoas em transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas. Também conta com equipe de Consultório na Rua, Projeto de Redução de Danos, Referências de Saúde Mental, Serviço de Apoio Psicológico e os Serviços residenciais.