Prefeitura leva conscientização ambiental para alunos da rede municipal de ensino

Meio Ambiente
05/09/2023 15h16

Sem dúvida, a manhã desta terça-feira, 5, foi especial e divertida para os 150 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Wynne Cardoso, localizada no bairro Santa Maria. Eles tiveram a oportunidade de conferir a apresentação da esquete teatral “Reinos”, encenada pelo grupo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e reforça a preocupação da Prefeitura de Aracaju de envolver o público infantil em discussões relacionadas ao meio ambiente e aos desafios enfrentados pela natureza.

Durante as esquetes teatrais, são abordados de forma lúdica e interativa temas relevantes para a conscientização ambiental, incluindo a importância da coleta seletiva, os problemas do descarte irregular de resíduos sólidos e os cuidados essenciais com a água e as plantas. Por meio de personagens e situações do dia a dia, as crianças podem compreender de forma simples como as ações delas podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

A integrante do grupo de teatro da Sema, Darielly Deyse, destaca a importância desse contato com o público infantil. “Essa ação é significativa, pois podemos observar resultados concretos. Quando os alunos da mesma escola participam de outras encenações teatrais, como a que ocorre no Horto Municipal do Parque da Sementeira, como o ”Ujacará”, por exemplo, notamos que eles se recordam não apenas da temática, mas também os personagens envolvidos. Isso demonstra que a esquete, como ferramenta lúdica, é uma maneira eficaz de abordar a educação ambiental e promover o cuidado com a natureza”, concluiu Darielly.

Para a coordeadora pedagógica da Emei, Flávia Oliveira, iniciativas como essa fazem a diferença no processo de ensino. “Considero esse trabalho da Sema de extrema importância porque as crianças aprendem de forma mais rápida quando vivenciam experiências práticas. Quando elas têm a oportunidade de se envolver com os conceitos que já estão sendo abordados no cotidiano, os resultados são mais eficientes”, frisou.

Visitação
A cada semana, uma escola da rede municipal de ensino de Aracaju recebe a visita do grupo de Educação Ambiental da Sema. Esse encontro é realizado de forma programada e o tema ocorre de acordo com a necessidade da instituição. De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, todas as escolas têm a oportunidade de serem contempladas com as esquetes. “Precisamos sensibilizar ao máximo a população, especialmente as crianças, que são a base para um futuro mais sustentável. Também podemos incentivar a integração desses conceitos na política pedagógica das instituições, tornando esse trabalho uma parte contínua do currículo escolar”, ressaltou.