Prefeito Edvaldo acompanha Desfile Cívico de 7 de Setembro

Agência Aracaju de Notícias
07/09/2023 13h12

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quinta-feira , 7, ao lado do governador Fábio Mitidieri, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em Aracaju. Com o tema "Construindo o Brasil do futuro: preservando a sergipanidade", a celebração organizada pelo Governo do Estado contou, este ano, com um novo formato - dividida em blocos e horário estendido até às 17h -, reunindo mais de oito mil estudantes das redes estadual e municipal, além de destacamentos da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar,  Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Aracaju e instituições.

"Este é um ato muito importante, pois representa a independência do nosso país, o momento em que o Brasil começou a se constituir enquanto nação, tornando-se independente de Portugal. A partir daí, fomos crescendo, nos desenvolvendo e assumimos um papel de destaque no mundo. Portanto, comemoramos esta data lembrando do nosso passado, das lutas e conquistas do povo brasileiro, cultuando o amor pelo nosso país e o espírito de nacionalidade. Além disso, celebramos olhando para os desafios futuros que devem ser enfrentados para que possamos avançar em aspectos fundamentais para a existência humana e para que possamos, juntos, tornar o Brasil um país melhor, mais democrático, mais justo socialmente, mais inclusivo e soberano", afirmou Edvaldo.

Da mesma forma, o governador Fábio Mitidieri destacou a relevância da celebração, que ocorre tradicionalmente na avenida Barão de Maruim, no Centro da capital, para a população. "Uma grande felicidade realizar o tradicional desfile com a presença marcante dos aracajuanos e sergipanos, que lotaram a avenida para prestigiar as nossas Forças de Segurança e as escolas de Sergipe. É um momento de extrema importância para todos nós, que representa a nossa independência, a nossa liberdade, os nossos direitos e tudo aquilo pelo qual o povo brasileiro lutou para conquistar ao longo da sua história. Então, como governador, fico feliz de proporcionar este momento ímpar aos cidadãos", frisou.

O governador também comemorou o retorno das escolas à celebração, após três anos, em virtude da pandemia do novo coronavírus. "É muito bom ver os nossos estudantes tomando esta avenida novamente, mostrando um grande trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação. Toda a nossa rede estadual esteve representada, assim como a rede municipal de Aracaju, com a participação de nove escolas, então, fico muito feliz por acompanhar um grande desfile", reiterou.

O Desfile Cívico teve início às 8h, com a revista às tropas pelo governador do Estado. Logo após, ocorreu o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional. Na sequência, houve a Parada Militar, seguida do desfile militar, em solo e no ar. Depois, 56 escolas da rede estadual, nove da rede municipal e 24 instituições começaram a desfilar  pela avenida, divididas em três blocos, a partir de um novo formato adotado pela Secretaria de Estado da Educação.

"A gente viu um sentimento muito forte guardado no coração do nosso povo e organizamos um grande evento para que todo o nosso estado estivesse representado. Então, após o desfile das Forças de Segurança, pela manhã, tivemos as escolas estaduais dos interiores comandando a segunda parte do desfile. Já na parte da tarde, tivemos as escolas estaduais, localizadas na capital, e as escolas municipais de Aracaju, seguindo até 17h. Ou seja, foram oito mil alunos envolvidos neste ambiente e realizando uma grande festa, homenageando as pessoas, os homens e mulheres que defendem a nossa pátria e que contribuem para a manutenção de uma sociedade civil que luta por dias melhores", ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, explicou como se deu a inclusão das escolas municipais no Desfile Cívico da avenida Barão de Maruim. "Aracaju tem feito essa retomada de forma mais gradual porque estamos monitorando os efeitos da pandemia na aprendizagem. Ano passado as duas redes não realizaram desfile, mas esse ano, assumimos um compromisso para que as nossas crianças e adolescentes participassem também desta grande festa da democracia onde celebramos esse espírito de nacionalidade. Então, é uma alegria imensa ver as nossas escolas se somando às escolas do Estado para fazer essa festa, que retoma a Semana da Pátria em Aracaju", declarou.

Participaram do desfile pelos 201 anos de Independência do Brasil, na avenida Barão de Maruim, as escolas municipais de Ensino Fundamental Olga Benário Aracaju, Juscelino Kubitschek, José Conrado de Araújo, Presidente Tancredo Neves, Antônio da Costa Melo, Maria Thetis Nunes, Sabino Ribeiro, Sergio Francisco da Silva, e Anísio Teixeira. Cerca de 500 estudantes  representaram a rede pública da capital nas comemorações.