Desfile cívico: nove escolas municipais se apresentaram na Barão de Maruim

Educação
07/09/2023 19h46

Em Aracaju, o tradicional Desfile Cívico e Militar do 7 de Setembro deste ano comemorou, não só a Independência do Brasil, mas, também, o retorno dos estudantes da rede municipal de ensino nas performances patriotas. Convidada pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), levou para a avenida Barão de Maruim nesta quinta-feira, bandas marciais de nove escolas municipais, que integraram o bloco das apresentações da tarde.

O Desfile Cívico e Militar foi realizado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e é o primeiro ano que o evento recebe a participação de escolas desde o retorno da pandemia. Da rede municipal de ensino, participaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Conrado de Araújo, Anísio Teixeira, Olga Benário, Tancredo Neves, José Antônio da Costa Melo, Maria Thétis Nunes, Sabino Ribeiro, Sérgio Francisco da Silva e Juscelino Kubitscheck.

Participante ativo na solenidade, desfilando junto à primeira escola a entrar na avenida, a Emef José Conrado de Araújo, o secretário Municipal da Educação, Ricardo Abreu, ressalta que a educação é sinônimo de pátria. “Hoje é um dia simbólico para a nação brasileira. E, para a Semed, é muito importante entender que a educação é sinônimo de pátria. Então, é uma alegria imensa poder estar retomando os festejos da Semana da Pátria no Brasil, especialmente em Aracaju, e fazer parte do desfile tradicional aqui da avenida Barão de Maruim com as escolas municipais. A capital tem feito essa retomada de forma bastante gradual, porque nós estamos, de fato, monitorando os efeitos da pandemia na aprendizagem. Ano passado, tanto as escolas rede estadual quanto da rede municipal não participaram do desfile. Mas, este ano, nós assumimos que era um compromisso nosso fazer com que as nossas crianças e nossos adolescentes participassem também dessa grande festa da democracia”, explica. 

O secretário destaca ainda que vincular as comemorações da Semana da Pátria às novas gerações é algo que nos engrandece devido à necessidade de transformar as crianças em cidadãos que entendem que a pátria precisa ser cuidada e defendida. "A pátria é o povo. Quanto mais nós desenvolvermos e empoderarmos o nosso povo, mais nós estaremos empoderando a nossa pátria. Então, além do simbolismo, existe também um aspecto pedagógico muito importante da formação das novas gerações”, observa.

Emefs
 
O diretor da Emef Juscelino Kubitschek, Cláudio de Brito, explica a importância de ter os estudantes desfilando em comemoração à independência do país. “O desfile cívico é um momento importante para os alunos porque tem um cunho pedagógico também, além do cunho social, já que os alunos vem ensaiando e aprendendo com esses encontros. O desfile é uma oportunidade deles praticarem uma atividade cultural e esse momento permite isso.  Depois de todo o preparo que eles vão tendo, hoje é o dia deles apresentarem o resultado de todo esse empenho dele", disse.

Delma Araújo, diretora da Emef Sergio Francisco da Silva, também destaca a felicidade que é voltar após os anos sem os desfiles. “Estamos muito felizes em participar, porque há uma importância cívica. Depois desse pós-pandemia, com a reorganização das nossas bandas, a Semed se empenhou em revitalizar o desfile. Estávamos sentindo falta desse momento e desse encontro com os nossos valores da pátria. A nossa banda é muito competente, já disputou vários campeonatos e está muito contente em estar participando desse momento”, afirma.

A estudante da Emef Juscelino Kubitschek, Maria Eduarda Oliveira, 13,  desfila pela primeira vez na avenida Barão de Maruim e, momentos antes de iniciar a performance, afirmou estar ansiosa. “Esta é a minha primeira vez em um desfile. A sensação é muito boa, mas confesso que estou ansiosa. Eu ensaiei muito, foi tudo muito legal, mas na hora sempre dá uma ansiedade. Quando eu estiver lá na avenida, vou me sentir muito feliz porque me preparei bastante. Espero voltar no próximo ano e desfilar de novo”, diz. 

Também aluno da Juscelino Kubitschek, Kléber da Silva, se anima em falar sobre a experiência do desfile. “É muito especial porque é estar desfilando em um evento muito esperado pelo povo. Os ensaios foram ótimos, aconteciam três vezes na semana, sempre com seriedade e preocupação em trazer uma apresentação maravilhosa para o povo. Essa é a minha segunda vez desfilando e estou amando tudo novamente. Eu vou dar um show”, garantiu. 

Já a estudante da Emef Sergio Francisco da Silva, Diana Pereira, 12, é uma das integrantes da banda e afirmou estar animada em participar. "É tudo muito novo pra mim porque é a minha primeira vez. Eu decidi participar porque sou filha do instrutor, mas gostei muito dos ensaios e espero me sair bem na avenida. Espero arrasar e quero muito voltar no próximo ano. Fiquei um pouco nervosa, mas sei que vai ser tudo bom”, reflete a aluna. 

A plateia
 
Concentrada nas apresentações das escolas e uma das mais empolgadas com o evento, a integrante da plateia, Quésia Souza, é entendida do assunto e esbanja felicidade em estar presente. “Eu estou muito feliz. Recentemente, eu completei 27 anos de idade e minha mãe me traz desde criança, mas eu nunca mais tinha visto tanta banda, tanto da capital, como do interior. Por isso, estou muito feliz de estar aqui fazendo parte desse projeto incrível. Estão todos de parabéns. Eu quero que ano que vem todas as bandas estejam aqui novamente, porque é isso que a juventude precisa, de oportunidades porque desfile e banda também são cultura”, avalia a espectadora. 

Anderson Vieira, também admirador convicto da festa cívica, descreve o momento como espetacular. “Para mim, é espetacular, mais uma vez, depois de 7 anos, voltar na Barão. Parei com a banda e hoje vim prestigiar meus amigos que estão atualmente na formação. Eu parei devido ao cansaço da vida, mas estar na plateia é a mesma ou maior a sensação de alegria e pertencimento. Estar aqui assistindo é como se eu ainda estivesse tocando na banda e sentindo amor a minha pátria. É um evento muito lindo, eu amo o meu Brasil”, declara o cidadão.