Aulas de Circo da Escola de Artes ensinam jovens e adultos sobre acrobacias aéreas

Cultura
12/09/2023 11h32

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), oferece aulas de acrobacias aéreas e de circo para jovens e adultos, por meio da Aldeia Escola de Circo. A parceria acontece desde 2022 e promove uma oferta especial na área circense, com aulas que desenvolvem as práticas acrobáticas tanto para iniciantes quanto para alunos mais avançados, desenvolvendo atividades voltadas às práticas corporais individuais e com uso dos aparelhos.

Anne Mariano, uma das gestoras da Aldeia Escola de Circo e instrutora nas oficinas de Circo para Jovens e Adultos e Acrobacias Aéreas da EOAVT, afirma que a oferta desses cursos pela Escola de Artes leva a linguagem circense para o público da escola, proporcionando uma experiência única, além da dedicação das turmas.

“São turmas muito engajadas e que se envolvem bastante nas atividades, eles fazem valer mesmo a participação no curso. Os alunos que fizeram Acrobacias Aéreas Bases 1 e agora voltaram para o curso de Bases 2 está sendo uma experiência surpreendente, eles voltaram com ainda mais vontade. A turma de Bases 2 é muito envolvida, não perdem uma aula e nem houve desistências, é realmente a turma mais envolvida. Eles estão muito animados, a gente já sente isso nos alunos”, conta.

A oficineira explica que na turma de Acrobacias Aéreas Bases 1 as aulas são focadas em exercícios de fortalecimento e alongamento, trabalhando a consciência corporal dos alunos para que eles depois possam aprender a manusear os aparelhos. Além do desenvolvimento de pequenas sequências de movimentos – subidas e descidas nos aparelhos –, ainda de maneira mais inicial.

Já no curso de Bases 2, as oficineiras focam no desenvolvimento dos movimentos, deixando as sequências mais limpas e bem trabalhadas, além de trabalhar a liberdade artística. Junto a isso, a oficina de Circo para Jovens e Adultos possui conteúdo mais misto, alternando técnicas de trabalho corporal com os aparelhos de acrobacias aéreas, mas também práticas de malabarismo, equilibrismo e acrobacias de solo.

“O espetáculo de encerramento é muito importante justamente por permitir que os alunos, entendam e consigam identificar do que eles gostam, do que têm mais facilidade e a partir do que eles aprenderam a criar algo. Nós damos alguns exercícios de criação e a partir daí eles criam uma sequência com o que mais representa os gostos e identificações deles”, explica a oficineira em relação à importância do espetáculo de encerramento.

Denise Azevedo, 42 anos, professora de Educação Física, conta que buscou a Oficina de Circo para Jovens e Adultos com o objetivo de somar conteúdos a suas aulas e encontrou no curso uma ferramenta de aprendizado e inúmeras possibilidades de desenvolvimento corporal.

“Para mim está sendo muito interessante, eu gosto muito da ideia de desafios e trabalhos corporais, além do fato de aprender algo que agrega ao meu trabalho; é muito estimulante. Além da experiência de interação das aulas, o grupo é bem diverso o que torna a aula bem divertida e dinâmica”.

Para outras informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles. Informações adicionais pode obtidas também na sede da escola  – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.