Esgap promove palestra sobre Inteligência Artificial para servidores

Planejamento e Orçamento
12/09/2023 15h41

A Prefeitura de Aracaju, através da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), ofertou aos servidores a palestra Inteligência Artificial para Servidor Público. A atividade aconteceu durante a manhã desta terça-feira, 12, na sede da escola. 

Durante a palestra, foram apresentadas formas de como utilizar a inteligência artificial na automatização de processos cotidianos, além de ferramentas já disponibilizadas no mercado. Segundo o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg, levar temas da atualidade para o dia a dia dos servidores é um dos objetivos da escola.

"Ficar antenado com tudo o que acontece no mundo, em todas as áreas, mas, especialmente, nas experiências de capacitação dos servidores, é uma marca da Esgap. Inteligência artificial é um tema que está na agenda de todos os países, desde os que condenam, como se isso fosse a extinção do cérebro, até aqueles que compreendem o papel da ferramenta e sua utilidade para o desenvolvimento de atividades em todos os aspectos da vida", afirma Bosco.

Foram cerca de 40 participantes, entre servidores que estiveram presencialmente e o público que acompanhou a transmissão online através do canal da Prefeitura no YouTube. A palestra foi ministrada pelo professor de Inteligência Artificial do SergipeTec, José Sérgio Santos de Jesus, que é graduado em Sistemas para Internet (Fanese) e especialista em Formação de Banco de Dados (Fanese). "Ministrar o curso de inteligência artificial para os servidores públicos foi uma experiência inédita e agradável. O objetivo do curso foi mostrar que a inteligência artificial não é algo novo e que sempre fez, faz e fará parte do nosso dia a dia", disse Sérgio.

O assessor técnico da Controladoria-Geral do Município (CGM), Rafael Rodrigues França, acredita que os ensinamentos podem ser utilizados para melhorar o fluxo de trabalho na gestão municipal. "Essa iniciativa da Escola de Governo foi muito importante. Foi uma manhã muito intensa, pois aprendemos muito sobre a inteligência artificial, inclusive, que podemos aplicar no nosso trabalho, melhorar nosso desempenho, e, com certeza, vamos aplicar na Controladoria", garante.

A servidora Helen Natália dos Santos Silva, que atua na Diretoria de Habitação da Secretaria da Assistência Social, também aprovou a iniciativa. "Achei muito interessante o curso por se tratar de uma temática bem abrangente, e que a gente precisa implementar na administração pública. Cada vez mais a gente precisa se atualizar com relação aos avanços tecnológicos para que possamos, também, adaptar a nossa realidade com as plataformas e ferramentas que disponibilizadas de inteligência artificial", disse.