Emef Presidente Vargas inicia atividades da IV Semana da Inclusão

Educação
12/09/2023 14h40

Diversidade, inclusão e representatividade são alguns dos temas abordados na IV Semana de Inclusão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos. A abertura da programação aconteceu na manhã desta terça-feira, 12, no auditório Antônio Vieira Neto. Até sábado, 16, alunos do 1º ao 9º ano participarão de palestras, apresentações e oficinas ligadas à temática de inclusão.

A ideia do projeto surgiu entre os professores, que a partir de uma observação de bullying na escola, se juntaram para realizar palestras que abordassem o tema de inclusão na comunidade escolar. A coordenadora pedagógica Edileide Lopes conta que percebeu resultados positivos a partir desse evento. “O objetivo é incentivar o respeito mútuo entre os alunos. Tanto a equipe diretiva quanto os professores, percebemos que os alunos, hoje, têm mais respeito e procuram ajudar os outros estudantes que possuem algum tipo de deficiência”, explica a coordenadora.

Professora de Biologia da rede estadual, Miralda Bezerra foi uma das palestrantes convidadas desse primeiro dia do evento. Para ela, é essencial abordar essa temática dentro das escolas, e por ter dois filhos com autismo e com TDH, a inclusão sempre foi importante.

“Além da minha questão como professora, de defender a inclusão, o respeito à pessoa que requer um cuidado especial, eu passei muita dificuldade pela sociedade pela questão da inclusão em relação aos meus filhos, portanto, onde quer que eu esteja e que falem de inclusão, eu irei falar. Agradeço à Emef Presidente Vargas por dedicar uma semana à conscientização da inclusão no ambiente escolar, é de extrema importância”, declara Miralda.

O lema da Semana de Inclusão, este ano, é “Nada sobre nós sem nós”. Ao longo do evento serão realizadas palestras para os alunos. A partir dessa iniciativa, o principal objetivo é promover o acesso à educação para todos, oportunizando a inclusão e respeito à diversidade.

De acordo com a aluna Geovana Matos, do 9º ano, é importante ter eventos como esse para promover a igualdade. “Quando eles tiram um tempo pra falar sobre esse tipo de assunto eu acho muito importante, porque abre mais a mente das pessoas pra não fazer esse tipo de comentário que falte com respeito. Eu percebi a diferença na escola, desde o evento no ano passado, e eu fico muito feliz de acontecer esse ano de novo”, expressa a aluna.

Programação
A programação conta com apresentações de teatro de fantoches, oficinas, visitações, exibições de filmes e palestras. Entre as oficinas, estão as de dominó para cegos, alfabeto em braile e soroban.