PGM compõe Núcleo de Estudos para capacitação e qualificação de servidores

Procuradoria
13/09/2023 14h50
Início > Notícias > PGM compõe Núcleo de Estudos para capacitação e qualificação de servidores

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) realizou a composição do Núcleo de Estudos, estabelecido no Regimento Interno do órgão, com objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico de procuradores, assessores e estagiários, bem como melhorias nas condições de trabalho para a melhor prestação de serviços à advocacia pública do município.

Com encontros mensais, o Núcleo de Estudos é coordenado pela subprocuradora-geral Camila Brasileiro e pelo procurador municipal designado Paulo de Tarso Sampaio, e composto por procuradores municipais representantes de cada Especializada para o atendimento de demandas nas áreas Fiscal; Trabalhista; Cível; Patrimonial, Ambiental e Urbanística; e de Atos e Contratos.

“Nosso Regimento Interno prevê esse Núcleo de Estudos que se constitui como mais uma ferramenta de integração, atualização e aprimoramento de competências para que possamos desenvolver nossa rotina de atividades de maneira cada vez mais eficiente. O núcleo também é uma forma de compartilhar ideias, atualizações jurídicas, de maneira a proporcionar que tenhamos troca de conhecimento entre procuradores, assessores e estagiários”, declara a subprocuradora-geral Camila Brasileiro.

Segundo o coordenador Paulo de Tarso, o Núcleo de Estudos realizará eventos e encontros que visem o aprimoramento de habilidades e potencialização das competências. “Encontramos nesta gestão o ambiente propício para a concretização do Núcleo de Estudos, que foi criado em 2012 pela nossa Lei  Orgânica. Considerando a importância da constante capacitação profissional, intelectual e humana dos procuradores e servidores de Aracaju, o Núcleo de Estudos vai ter um papel essencial. Nele, desejamos trabalhar o aspecto humano através da realização de eventos culturais e cursos relacionados às denominadas soft-skills, que são competências comportamentais e emocionais, como capacidade de gestão, liderança, empatia, comunicação não-violenta. Enfim, são vários aspectos e ações focados no aprimoramento de habilidades que vão repercutir na atividade rotineira da PGM”, explica Paulo de Tarso.

A primeira reunião do Núcleo de Estudos da PGM acontecerá no dia 6 de outubro e com uma extensa pauta para a discussão de iniciativas a serem colocadas em prática. “Nossos encontros serão realizados toda primeira sexta-feira do mês e uma das nossas metas é implementar uma revista da PGM, uma biblioteca jurídica e também promover, periodicamente, cursos e eventos, sempre focando o aprimoramento intelectual para maior excelência dos serviços prestados ao município. Em nossa primeira reunião faremos a apresentação, discutiremos metas, em especial a realização de uma palestra sobre comunicação não-violenta destinada a procuradores, assessores e estagiários, tendo em vista a importância dessa temática no cotidiano”, diz o procurador municipal Paulo de Tarso.

Para o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso, a ativação do Núcleo de Estudos da PGM reafirma a necessidade de alinhamento de ideias, interação entre todos que compõem o órgão e o aprimoramento. “É com muita honra que iniciamos as atividades do núcleo com objetivos de buscar cada vez mais conhecimento pessoal e profissional e que contribuirá para o desempenho da nossa rotina de trabalho e, consequentemente, para elevar ainda mais o nível de excelência da prestação de serviços ao município”, afirma.