Sema participa da Expo Pesca 2023 com apresentação teatral

Meio Ambiente
13/09/2023 17h52

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou nesta quarta-feira, 13, do Expo Pesca 2023. O evento, realizado Centro de Convenções AM Malls, busca debater o cenário da pesca e da aquicultura nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. A presença da Sema no evento foi uma oportunidade de levar ao público informações sobre a importância da preservação dos manguezais e de manter vivos os costumes sergipanos.

Quem prestigiou a abertura do evento conferiu a apresentação da esquete teatral “Bodega Caju”. Ela integra o projeto a Arte de Semear desenvolvido pela Sema desde 2018 e finalista do Prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, a apresentação destacou os diferentes tipos de mangues e como eles podem ser cuidados. “É fundamental sensibilizar a população sobre a necessidade de cuidar do nosso habitat e do recurso natural, que é a pesca. A preservação das espécies depende diretamente da ação do homem", explicou.

O estudante universitário, Edvan Nascimento, acompanhou o evento e comentou sobre a apresentação do grupo de teatro. “Gostei bastante. Ele retratou a realidade atual e também nos levou a uma viagem ao passado, mostrando como as coisas eram. Além de mostrar a importância de preservar o meio ambiente. Estão todos de parabéns", afirmou. 

Já o estudante Afonso Neto, frisou a importância de abordar temas como esse em grandes eventos. “Dentre os temas abordados, um ponto que me chamou particular atenção foi a explicação sobre as diferenças nas raízes dos mangues. Ficou evidente que muitas pessoas acreditam erroneamente que o lixo será eliminado dessas áreas por conta própria. No entanto, a apresentação nos fez refletir sobre o que podemos fazer para evitar essa degradação ambiental”, pontuou.

O evento é uma realização da Câmara Empresarial da Pesca e Aquicultura, Instituto Fecomércio e Grupo Êxito. Para o coordenador e idealizador do evento, Humberto Eng, a cultura sempre desempenhou um papel importante na sociedade e, em todas as ocasiões, se torna algo benéfico. “Mostrar uma interpretação tão significativa como essa da esquete teatral da Sema, que enfatiza a importância da preservação, é de vital relevância. Especialmente porque o tema deste evento gira em torno da pesca, cultura e convivência harmoniosa com o meio ambiente”, destacou.