Funcaju discute nova parceria na área literária com a União Brasileira de Escritores

Cultura
14/09/2023 15h00

Com o intuito de buscar novas estratégias para formação de escritores e leitores na capital sergipana, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) reuniu-se nesta quinta-feira, 14, com a União Brasileira de Escritores (UNE) para firmar nova parceria que possibilitará novos projetos literários para a população.

Na ocasião, o presidente da Funcaju, Luciano Correia, encontrou-se com a presidente da UNE, em Aracaju, Sônia Azevedo, e membros da entidade para discutir sobre as formas de contribuir para a cultura literária na cidade.

De acordo com Luciano Correia, a sessão sergipana da UNE está fazendo um trabalho formidável para a valorização do livro e da leitura. “A UNE é integrada por nomes voluntários que estão fazendo um trabalho voluntário para a cultura sergipana. Estamos felizes com essa nova parceria, que seguramente vai render bons frutos à literatura sergipana, à valorização das narrativas orais e ao setor editorial do nosso Estado”, explica Luciano.

A parceria será direcionada, inicialmente, para complementar as atividades já desenvolvidas na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade da Funcaju, como também novos projetos voltados para a área de formação de leitores.

Sônia Azevedo explica que a UNE tem a finalidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para a formação de leitores e escritores, divulgando a literatura sergipana. “Estabelecer essas parcerias e atuar interinstitucionalmente é o caminho, somar os esforços com projetos que alcancem as bibliotecas, que é o foco desses locais de leitura. Identificamos essa perspectiva, com a Biblioteca Ivone de Menezes, para desenvolver mais sobre esses trabalhos da leitura literária”, diz.

Sônia se mostra animada com a realização da parceria. “Nós queremos trazer de volta essa perspectiva da oralidade, da roda de conversa, contação de história. Essa primeira reunião foi muito boa. Foi um bom primeiro passo”.

Segundo Verônica Cardoso, coordenadora da Biblioteca, a reunião foi positiva, pois vai fortalecer a cadeia literária em Sergipe e também as atividades da Biblioteca. "A comunidade vai sair ganhando também, com novas ações culturais e literárias que só têm a acrescentar no aprendizado de todos”, comenta.