Aracaju prepara IV Conferência Municipal da Juventude; inscrições iniciam nesta sexta, 15

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2023 18h30

Um espaço de interação, debate e construção de políticas públicas específicas para a juventude. Este é o objetivo da IV Conferência Municipal da Juventude, evento que a Prefeitura de Aracaju realizará no próximo dia 29, com o tema "Fortalecer o Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver", no auditório Antônio Vieira, localizado na praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos.

As inscrições, para aracajuanos entre 15 e 29 anos, serão abertas nesta sexta-feira, 15, e seguem até a próxima terça-feira, 19. Os jovens interessados em participar da conferência podem se inscrever por meio do formulário digital disponível no link https://forms.gle/SiXDuPQA96Gk2g996.
 
Para alinhar os detalhes logísticos do evento, os integrantes da comissão de organização, formada por técnicos das Secretarias Municipais de Governo (Segov), da Juventude e do Esporte (Sejesp) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), membros da sociedade civil foi formada, reuniram-se nesta quinta-feira, 14, no Centro Administrativo Prefeito Aloisio Campos.

A ideia da Conferência é oferecer um local e momento oportunos para que a juventude aracajuana possa discutir prioridades, propostas e encaminhamentos junto ao poder Executivo, buscando ampliar as políticas públicas já existentes e amadurecer novas medidas. 

“A Conferência tem uma importância muito grande, na medida em que a atual gestão já realiza várias ações no sentido de atender ao interesses da juventude e agora, através do evento, vamos oportunizar o debate e interação com essa própria juventude, de forma que ela possa apresentar propostas e, com isso, possam ser formuladas mais políticas públicas para essa parcela da sociedade tão importante para o desenvolvimento econômico e social”, explica o secretário de Governo Hallison de Sousa.

A etapa municipal faz parte de uma iniciativa ampla, que continuará na Conferência Estadual, que será realizada no dia 28 de outubro, e no retorno da Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. 

“Esse espaço é fundamental. É um momento muito importante, e eu estou muito feliz de estar à frente da pasta da juventude quando há uma retomada desta pauta tanto em âmbito nacional quanto aqui no município. Nós na Sejesp estamos de braços abertos para ampliar as políticas públicas da juventude”, ressalta o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen. 

A partir das contribuições da população será confeccionado um relatório, a ser apresentado nas demais etapas, buscando sistematizar os anseios e necessidades deste grupo, de maneira que, a partir do consenso criado, se possa alcançar a realização de medidas concretas. 

“É uma realização, porque ela traz a proposta de ampliar a participação social, inclusiva, do jovem entre 15 e 29 anos, debatendo as condições desta parcela da população no trabalho, estudo e abrindo espaço para que ela participe do fortalecimento das políticas públicas”, afirma o estudante e membro da comissão organizadora John Lima. 

Também membra da comissão, a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Kissia Vitória, ressalta que a etapa da capital sergipana é relevante em um cenário de retomada do diálogo e articulação junto à juventude, o que traz uma perspectiva animadora para o futuro. 

“É momento de reconstrução para a juventude, após um período sem estar inserida nestes espaços. Então, a realização da Conferência é muito importante. Poder participar deste momento é muito bom. Eu acredito que, com essa realização, a juventude volta a construir uma trajetória grandiosa”, ressalta.