Passarela das Flores e Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz: história, cultura e comércio

Serviços Urbanos
09/05/2024 10h00

Entre os dois mais importantes mercados municipais da capital sergipana, Antônio Franco e Thales Ferraz, está a Passarela das Flores. Esse conjunto arquitetônico, administrado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), além de opção de compras para sergipanos e turistas, mantém uma importância histórica através do seu riquíssimo espaço de saberes, cultura, pluralidade, convivência, e opção de compras para sergipanos e turistas.

O mais antigo dos mercados, o Antônio Franco, ou Mercado Velho, foi inaugurado em 1926. O crescimento do número de comerciantes, feirantes e compradores na região gerou a necessidade de um novo prédio. Assim, em 1949, a cidade ganha o Thales Ferraz, e, em 1990, durante a revitalização desses dois prédios, sergipanos e turistas são presenteados com um corredor cheio de cores, formas e aromas, diariamente frequentado por centenas de pessoas.

A Passarela das Flores, assim como o Thales Ferraz e o Antônio Franco, são espaços de compras com diversidade de opções e bom atendimento. Não por acaso, comerciantes e consumidores têm esses espaços como pontos de referência de identidade, beleza, diversidade e comércio justo, procurados, especialmente, em datas comemorativas, como afirma a florista Josete do Nascimento, 54 anos de idade e 40 anos comercializando flores no mercado.

Segundo Josete, filha do primeiro vendedor de flores do Mercado, Severino do Nascimento, "os períodos que mais vendem são final de ano, início do Dia da Mulher, Dia dos Namorados e o Dia das Mães. Vendemos sobretudo botão de rosa para empresas presentearem seus clientes, amigo que quer presentear a amiga. Estou aqui desde novinha. Meu pai, Severino do Nascimento, foi o primeiro comerciante de flores aqui. O que faço, faço de coração. Esse espaço do mercado é parte da minha vida”, conta.

Para Cátia Cilene Leal, a Passarela das Flores é a grande referência para a compra de flores em Aracaju. "Hoje estou aqui para comprar arranjos para decoração da formatura de minha filha. É um momento muito especial e não poderia deixar de vir aqui ao mercado. Aqui, encontramos preço, qualidade, além disso é cultural, é histórico, é uma marca de Aracaju, os Mercados. Eu não me vejo comprando flores em Aracaju que não seja aqui no mercado central”, disse.

A Passarela das Flores, o Thales Ferraz e Antônio Franco são também referências para turistas que visitam Aracaju. A paulista Andréa Petrovice, por exemplo, ao visitar Sergipe pela primeira vez, deixou claro seu encantamento "pela riqueza encontrada" e opções de compras nestes espaços. "Tudo é muito maravilhoso, um artesanato bastante diferente, tudo bem regional, é maravilhoso, além de uma gente bastante acolhedora. Estou adorando esta viagem. Estou levando presentes diversos para meus familiares e amigos, todos comprados aqui nos mercados", afirma.

Impressão idêntica é manifestada pelo libanês radicado em São Paulo, Yusef Abdoni. Ele afirma que os mercados “são muito legais, com uma cultura muito bonita”. “O mercado em geral oferece bastante coisa cultural e isso é bonito para a cidade, e vejo uma melhora muito grande na economia de Sergipe hoje em relação ao que era antes. Apesar de ser a primeira vez que venho a Sergipe, estou sempre acompanhando o Estado, fazendo mapeamento da cidade por conta da empresa para a qual trabalho, especializada em importação de ferramentas. Nós visitamos todo o Brasil, cada semana estamos em uma cidade do Brasil, e aqui o legal é esse acúmulo de trabalhos feitos à mão, o artesanato em geral, toda essa cultura. Parabéns à cidade, parabéns por mostrar toda a cultura, parabéns por toda a receptividade desse povo."

Para os próximos dias, em razão do Dia das Mães, é grande a expectativa de floristas e comerciantes, haja vista ser essa data uma das mais especiais do ano. A Emsurb, nestes dias, mantém um trabalho reforçado de fiscalização e limpeza para assegurar ainda mais conforto e tranquilidade a todos os que vão à Passarela das Flores, ao  Antônio Franco e ao Thales Ferraz.