Perimetral Oeste: equipe social orienta estudantes sobre segurança no convívio com a obra

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2023 23h00

O Trabalho Técnico Social da Av. Perimetral Oeste segue desenvolvendo ações em prol da segurança de crianças e adolescentes que residem nos bairros onde estão sendo realizadas as obras. Nesta quinta-feira, 14, a equipe social do projeto visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, onde assistentes sociais percorreram as salas de aula, dialogando com cerca de 450 alunos de 14 turmas, de modo a conscientizá-los sobre a importância de não transitar ou brincar nos canteiros de obra, onde circulam máquinas e veículos pesados.

Desde julho, a equipe do projeto realiza outras ações com o mesmo objetivo, como rodas de conversa com as comunidades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito de brincar em segurança, além de abordagens diretas com a participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. A distribuição de material educativo em formato de história em quadrinhos e a apresentação de teatro de fantoches pelos Anjos Azuis da Guarda Municipal de Aracaju também foram recursos educativos utilizados para atingir as faixas etárias de interesse.

De acordo com Patrícia Santos Silva, técnica social do Escritório de Atendimento à Comunidade, esta foi a primeira de uma série de visitas que serão realizadas em escolas, para reforço das orientações que estão sendo passadas à comunidade.

“A gente entende que o olho no olho é a melhor forma de abordagem que existe. Ao entrar nas salas, nós conseguimos a atenção integral das turmas e conseguimos fixar a mensagem que queremos passar. A receptividade dos alunos foi a melhor possível. Na próxima semana voltaremos, desta vez no turno da manhã, e seguiremos o cronograma de visitas às demais escolas dos bairros Lamarão, Bugio e Soledade – que são aqueles onde estão instalados os canteiros de obras da avenida”, disse Patrícia.
 
Na avaliação da coordenadora administrativa da Emef Sérgio Francisco, professora Fabiana Araújo, a atividade surtiu efeito bastante positivo. “A equipe da Perimetral veio aqui trazendo informações valiosas para nossos alunos. Nossos meninos e meninas que moram, andam e soltam pipa na região puderam refletir sobre os perigos de brincar no canteiro de obras e do uso do cerol. Então a fala trazida para a escola trouxe muito conhecimento para nossos alunos, que com certeza puderam refletir a respeito. Sou muito grata por isso”, pontuou Fabiana.

Ao final da visita, cartazes com a história em quadrinhos acerca da temática foram afixadas nos murais da unidade de ensino. Na próxima semana, as visitas continuarão em outras escolas da região.