Prefeitura participa do I Showcase de Inovação no Turismo em Cairu/BA

Indústria, Comércio e Turismo
15/09/2023 14h36

Aracaju é conhecida como um destino turístico novo; com belas praias, rica cultura e hospitalidade do seu povo. Com fortes investimentos em obras de melhoria da cidade e de divulgação do destino, a capital sergipana tem atraído cada vez mais a atenção do concorrido mercado do turismo.

Tendo como pilares em seu Planejamento Estratégico a sustentabilidade e a inovação e com vistas a alargar os conhecimentos nestes dois importantes fundamentos de desenvolvimento urbano, bem como divulgar os avanços e atrativos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participa como convidada do I Showcase de Inovação no Turismo, em Cairu/BA.

O evento, realizado pela Prefeitura de Cairu, com o  apoio do Viva Cairu, Sebrae e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), foi aberto na quarta-feira, 13, no Morro de São Paulo, com prosseguimento na quinta-feira, 14, com palestras e roda de conversa, e foi encerrado nesta sexta-feira, 15, com a apresentação dos principais destinos locais, durante o passeio “Volta à Ilha”.

Cairu está localizada no litoral baiano, no Baixo Sul do estado, a pouco mais de 300 quilômetros de Salvador. É conhecida como uma cidade arquipélago, formada por 36 ilhas com belas praias e pontos para a prática de mergulho e de acordo com os organizadores, o Showcase foi pensado para inspirar empreendedores, gestores públicos e startups a explorar as perspectivas do setor turístico e suas potencialidades.

Para Jorge Fraga, a participação de Aracaju no evento demonstra o compromisso da gestão com a troca de conhecimento e experiências bem-sucedidas, com foco no crescimento sustentável do turismo entre as regiões brasileiras.

“Aracaju é uma cidade nova, um paraíso virgem e nossa participação aqui demonstra o compromisso da Prefeitura em fortalecer o turismo na capital de forma sustentável, usando o manancial de tecnologia e inovação que a gestão tem dotado a cidade desde 2017”, afirma o gestor do Turismo de Aracaju.

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências inovadoras, apresentação de “cases” de negócios e estratégias que dinamizaram o segmento em diversas regiões do Brasil. O secretário Jorge Fraga participou de uma mesa redonda, na Câmara de Vereadores de Cairu, e durante sua exposição enalteceu os atrativos da capital sergipana, o zelo da administração municipal com a cidade, além de alguns pontos turísticos, como a Orla da Atalaia, o Ocenário de Aracaju, os equipamentos de esporte e lazer espalhados ao longo dos cerca de 30 quilômetros de orlas e o Kartódromo Emerson Fittipaldi, “considerado o segundo melhor do país”, frisou o gestor.

Jorge Fraga destacou ainda os grandes eventos que são realizados na cidade, como o Réveillon, Forró Caju, Arraiá do Povo, Natal Iluminado, Corrida Cidade de Aracaju e o Pré-Caju.  

Para o secretário do Turismo de Cairu, Cláudio Brito, o showcase é um espaço de diálogo construtivo e de conexões para impulsionar ainda mais a inovação no âmbito do turismo. “Servirá para traçar passos que incentivem o Turismo de forma integrada na região”, afirma o anfitrião do evento.