Prefeitura promove Especial Semana do Teatro com programação em diversos bairros

Cultura
15/09/2023 16h10

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza o Especial Semana do Teatro, uma programação voltada ao público em geral com apresentações teatrais em equipamentos públicos municipais durante os dias 19 e 22 de setembro. Além das sessões teatrais, a programação conta com o Curta Sexta, projeto de exibição de espetáculos produzidos por artistas sergipanos, no Cine Vitória.
 
A programação será aberta na próxima terça-feira, 19 de setembro, Dia Nacional do Teatro, com o espetáculo Passatempo, às 9h, no Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU), no bairro 17 de Março. Além de estar aberto ao público em geral, alunos da rede municipal de Aracaju poderão se divertir com a sessão teatral.

No dia 20, a Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, será o palco para a turma infantojuvenil de teatro da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT) apresentar, às 14h, o espetáculo Saltimbancos.
 
A programação do Especial Semana do teatro será concluída com o Curta Sexta, no dia 22, às 16h, com a apresentação do espetáculo “Passatempo” e outras peças apresentadas no Festival de Artes Cênicas de Aracaju, como parte das entregas da Lei Aldir Blanc. O Curta Sexta é realizado no Cine Vitória, na Rua do Turista, no Centro. Entre as performances a serem exibidas, estão: “O Baile do Cheiroso”, do grupo Mamulengo de Cheiroso; e “Remundados”, do Boca de Cena.
 
Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, essa programação valoriza o teatro na capital sergipana. “Mais uma vez, a Funcaju celebra a semana do teatro com o reconhecimento aos nossos trabalhadores das artes cênicas, com a apresentação de espetáculos sergipanos. Parabéns a todos os que fazem a bela história do teatro em Sergipe”, celebra Luciano.
 
Semana do Teatro
O espetáculo “Passatempo”, do escritor Carlos Cauê, tem direção de Sandro Américo e põe em cena dois personagens, numa reinterpretação lúdica da arte e da vida, tratando de amizade, admiração e, principalmente, um profundo amor fraterno unindo os dois seres numa relação de mútua dependência. Com duração de 75 minutos, Passatempo conta ainda com composição musical de Sandro Américo e arranjos de Deidison Rocha, figurinos, cenários e maquiagem de Jully Somar, confecção de figurino de João Araújo, sonoplastia de Cristiano Oliveira, iluminação de Victor Pinto, preparador de voz Edgar Degas, direção de elenco de Irá Santtus e produção de Ivo Adnil.
 
A Turma Infanto Juvenil da EOAVT, ministrada pela professora Ane Auday, apresentará o espetáculo Saltimbancos Adaptação do texto de Chico Buarque, a peça fala da união de um grupo de animais contra a exploração de seus patrões e o desejo de se tornarem músicos. Os espectadores se aprofundaram numa história que destaca a importância da amizade.
 
Confira a programação

Dia 19/09: Terça-feira
Espetáculo Passatempo
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), praça Mariana Martins Moura Sousa, s/n, bairro 17 de Março
Horário: 9h
 
Dia 20/09: Quarta-feira
Espetáculo Saltimbancos, Turma Infanto Juvenil EOAVT
Local: Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, rua J 4, conjunto Augusto Franco
Horário: 14h

Dia 22/09: Sexta-feira
Espetáculo Passatempo
Local: Rua do Turista, Centro
Horário: 18h