Saúde de Aracaju programa ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito

Saúde
18/09/2023 11h16
Início > Notícias > Saúde de Aracaju programa ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito

Com o objetivo de conscientizar e despertar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros e reduzir os índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho intersetorial, intensifica as ações de educação e saúde na Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 deste mês, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.
 
“A SMS realizará três programações específicas, nos dias 19, 21 e 22, para tratar sobre velocidade, álcool e direção, segurança para motociclistas, travessia para pedestre, mobilidade urbana, segurança para os ciclistas, motociclistas, e pessoas com deficiência, as quais estão mais expostos ao risco de lesões no trânsito, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas, pedestres e ciclistas, devido ao crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários”, explica a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva/SMS), Lidiane Gonçalves.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da equipe do Programa Vida no Trânsito (PVT), coleta os dados de acidentes de trânsito fatais ocorridos na capital e faz o levantamento que norteia a elaboração de ações e estratégias no trabalho de prevenção.

De acordo com Lidiane , ao longo do ano, são realizadas ações de educação, fiscalização, infraestrutura e complementares por órgãos que fazem gestão de segurança no trânsito na capital. 

“Propomos o planejamento integrado com as políticas de saúde, de mobilidade urbana, o que significa um trabalho voltado não apenas ao âmbito do comportamento humano individual, que pode causar muitos acidentes que poderiam ser evitados, mas também às responsabilidades do Estado e do poder público. O setor da Saúde tem um olhar ampliado e atua para além do tratamento de doenças ou da assistência às pessoas acidentadas, mas também com prevenção e promoção da saúde”, explica Lidiane. 

Segundo dados parciais deste ano, Aracaju registra 34 acidentes fatais. A faixa etária com maior número de óbitos em acidentes de trânsito é a de 30 a 59 anos, com 14 casos registrados. As pessoas do sexo masculino morrem mais na capital, sendo 28 pessoas do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Os motociclistas continuam em primeiro lugar, foram 13 ocorrências, seguido dos pedestres e ciclistas. 

Programação da Saúde
As ações serão desenvolvidas de forma dinâmica e intersetorial, em parceria com segmentos e órgãos ligados ao trânsito. 

- 19/09 - terça-feira, às 8h, na Emei Joaquim Cardoso - Ação em parceria com Programa Anjos Azuis/GMA: teatro de fantoches sobre “Educação no Trânsito”;
- 21/09 - quinta-feira, às 9h, na UBS Eunice Barbosa - Ação em parceria com a SMTT: Palestra Educativa sobre Segurança no Trânsito Local;
- 22/09 - sexta-feira, às 9h, na UBS Augusto Franco - Palestra Educativa sobre Segurança no Trânsito.