Construção do Creas garantirá assistência social qualificada no bairro Jabotiana

Obras e Urbanização
18/09/2023 11h15

Avança a obra de construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no bairro Jabotiana, realizada pela Prefeitura de Aracaju. O equipamento público, voltado ao atendimento qualificado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, é erguido como uma das contrapartidas da gestão municipal ao financiamento realizado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), é parte do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro e segue em ritmo acelerado. Na etapa anterior do serviço, a Emurb concluiu parte de fundação do prédio, com a preparação do terreno e colocação de sapatas. No momento, constrói alvenaria de blocos, que formam as paredes e estruturas do prédio, e pilares e vigas para as lajes.

A obra conta com um investimento de R$ 1.139.674,97. O Creas contará com salas de atendimento familiar e de atendimento individual, sala multiuso, área de vivência, copa, despensa, almoxarifado, depósito, sala de equipe técnica, paisagismo e estacionamento.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que esse projeto se soma a outros investimentos levados pela Prefeitura ao bairro Jabotiana.

“Hoje, temos duas grandes obras nesse bairro: a construção do novo Creas e a urbanização da praça Antônio Newton Menezes Porto. Além de aumentar a oferta de serviços públicos, vamos também proporcionar mais qualidade de vida. As duas obras seguem em ritmo acelerado, e no Creas já é possível ver o prédio tomando forma. Será uma unidade muito importante para o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade, e um trabalho de muitas mãos vai possibilitar que pessoas nessa condição sejam beneficiadas”, comenta.

Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.

A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.