Recanto da Paz: Prefeitura inicia curso de Cuidador de Idosos para moradores da comunidade

Agência Aracaju de Notícias
18/09/2023 17h18

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social (PTS), iniciou nesta segunda-feira, 18, o curso de Cuidador de Idosos para os moradores da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

Além de garantir capacitação profissional, o PTS tem como propósito gerar emprego e renda, como aponta a coordenadora do projeto, Cláudia Rezende. “Esse projeto vem trazendo melhorias para a comunidade como um todo, pois são mais de 700 famílias sendo alcançadas. Isso traz benefício direto, principalmente para a economia local, pois quanto mais pessoas qualificadas, mais profissionais ingressam no mercado de trabalho”, destaca.

O curso de Cuidador de Idosos, realizado  na Casa Paroquial do Recanto da Paz, terá duração de 80 horas, e as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A capacitação apresenta aos alunos experiências de trabalho na área, além de intercalar a teoria com a prática. Os alunos terão aulas de primeiros socorros com profissionais qualificados, aprenderão a lidar com idosos que têm uma demanda mais delicada e também a acompanhar seus pacientes na rotina do dia a dia.

A enfermeira e instrutora do curso, Rosalin Barreto, explica que a metodologia do curso abrange não só cuidados relativos a doenças, mas também cuidados sociais bem como os direitos e deveres do idoso, além de apoio psicológico.

“É importante que esses alunos saiam do curso preparados para o que vão encontrar no mercado de trabalho. Hoje em dia, as empresas que mais contratam cuidadores buscam um perfil profissional qualificado, e é justamente em cima disso que estou baseando minha metodologia de ensino: na execução de atividades práticas mescladas com a teoria”, explica Rosalin.  

A instrutora destaca também que, durante as aulas, os alunos aprenderão a cuidar de si, antes de cuidar do outro, “pois é preciso estar bem para que assim possa assegurar qualidade de vida ao seu paciente”.

“Muitos alunos chegam em sala de aula já com experiência na área, mas podemos notar que muitas vezes esses profissionais estão lesionados, e isso se dá pelo fato de que muitas vezes eles fazem os procedimentos de forma inadequada e acabam se lesionando, por isso que estou sempre reforçando a importância de uma qualificação, até mesmo para saber se prevenir de eventuais lesões ao cuidar de idoso acamado, por exemplo”, completa a enfermeira.

Capacitação e expectativas
Agente de saúde há 22 anos e moradora do Recanto da Paz, Marilene da Ressurreição comenta que esta é uma oportunidade para garantir ainda mais conhecimento, além de poder agregar novas técnicas em seu atual emprego.

“Meu intuito com o curso é me aprimorar cada vez mais, para que eu possa atender melhor meus pacientes e entender de que forma eu devo agir em situações mais delicadas em visitas domiciliares, ajudando os familiares e explicando como eles devem proceder. Como eu trabalho na área da saúde há muito tempo, eu posso dizer que às vezes me deparo com situações mais delicadas e esse curso vai ser de suma importância para mim, pois vai agregar valor às atividade que eu já desempenho”.

Auxiliar de cozinha desempregada, Lucenilde Renovato é aluna do curso de Cuidador de Idosos com vistas a encontrar emprego e se estabilizar financeiramente. “Estou aqui buscando qualificação que possa complementar meu currículo e assim poder aproveitar as vagas de emprego nessa área. Apesar de já ter uma noção de como funciona, pois já cuidei da minha mãe, eu preciso estar preparada para todo tipo de situação que possa aparecer, como uma urgência médica, ou até como alimentar um idoso que tem alimentação restritiva”, diz.