Recanto da Paz: obra avança com pavimentação de ruas e construção de redes sanitárias

Obras e Urbanização
23/08/2023 12h00

A Prefeitura de Aracaju dá continuidade à obra estruturante da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. O projeto, que vai proporcionar qualidade de vida àquela população, contempla a pavimentação de 25 ruas e travessas com piso de concreto intertravado; em dez delas, o serviço já foi concluído.

Além de representar uma iniciativa inovadora da gestão municipal quanto à preservação das características da localidade, que não dispõe de espaço físico para construção de calçada, os pisos de concreto intertravado permitem uma melhor permeabilização da água da chuva no solo e proporcionam um melhor conforto térmico.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do serviço, mantém o trabalho de implementação do sistema de esgoto com estação elevatória e construção da rede de drenagem.

“Nós desenvolvemos essa obra adotando as melhores práticas em habitação. Estamos mantendo a população no local em que ela reside, mudando o mínimo possível na dinâmica social da comunidade. Faremos melhorias nas fachadas das casas e também a ligação de todas elas para a rede de esgoto. A obra é executada em um ritmo satisfatório, e já é nítida uma mudança na paisagem urbana”, comenta Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.

As vias contarão também com passeios em concreto e meios-fios, acessibilidade e sinalização viária vertical e horizontal. Serão beneficiadas 629 famílias com a obra estruturante, que inclui ainda a construção de uma praça, para incentivar a convivência e a prática esportiva, com equipamentos de ginástica, quadra, quiosque, parque infantil, paisagismo, rede elétrica e iluminação em LED.

A infraestrutura do Recanto da Paz conta com um investimento de R$ 8.577.556,61, a partir de financiamento com a Caixa Econômica Federal, via programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.