No Inácio Barbosa, Prefeitura conscientiza moradores sobre descarte de recicláveis

Serviços Urbanos
19/09/2023 15h50

Para incentivar a população a adotar cada vez mais comportamentos socioambientais que auxiliem na preservação do meio ambiente, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu continuidade, nesta terça-feira, 19, às ações da programação de Educação Ambiental, na ocasião com residentes e comerciantes do bairro Inácio Barbosa.

O trabalho realizado é desenvolvido por um grupo de dez agentes ambientais, sob a coordenação de um especialista na área, e visa orientar os moradores a respeito do descarte adequado de lixo e a correta utilização dos Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados para o recolhimento dos resíduos recicláveis. Durante as abordagens, as equipes esclarecem sobre a funcionalidade dos 57 dispositivos que atualmente estão em pontos estratégicos da cidade, quatro deles apenas no Inácio Barbosa.

“O objetivo é diminuir a quantidade de lixo descartado erroneamente em locais públicos. Nestas visitas, explicamos o tipo de material que pode ser descartado nos PEVs, pois percebemos que ainda existe dúvida da população a respeito do tema e, por vezes, as equipes que fazem o recolhimento se deparam com lixo doméstico, dejetos e até animais mortos jogados nestes equipamentos”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

Anthony Cabral ouviu atentamente as explicações da equipe de Educação Ambiental e reconheceu a importância da mobilização para reduzir o número de pontos de descarte irregular na região, tal como os benefícios para o meio ambiente. “Acho muito importante porque estimula a comunidade a fazer o certo, além de prevenir que esse material, que pode ser reaproveitado, vá parar em locais inadequados ou junto com o lixo de casa”, relata o técnico em refrigeração.

Outra que também ficou contente com as informações prestadas foi a auxiliar de serviços gerais Thauane Marcele. “Eu, particularmente, não sabia e acho muito importante porque evita que as pessoas coloquem lixo doméstico no lugar onde é apenas para recicláveis. Fiquei feliz em saber que temos essa opção aqui no bairro”, compartilha ela que trabalha em uma unidade de ensino no bairro.

“Sabemos que muitas pessoas podem ter em casa itens como livros sem mais utilidade, garrafas PET, papelão, latinhas. Assim, estamos passando para a comunidade do Inácio Barbosa todas as informações referentes aos PEVs aqui instalados e incentivando moradores e comerciantes que usem estes equipamentos para descarte de materiais recicláveis, além, claro, de ressaltar que o depósito nestes dispositivos é de apenas resíduos secos, não sendo permitida a colocação de orgânicos ou fezes de animais”, orienta a educadora ambiental Maria Wiliane de Souza, que acompanha os agentes.  

Conforme a Diretoria Operacional (Dirop) da Emsurb, as ações no Inácio Barbosa seguem até a próxima quinta-feira, 21.