Centro Cultural recebe usuários de Caps para visita à ocupação do Central Periférica

Cultura
19/09/2023 13h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recepcionou nesta terça-feira, 19, um grupo de usuários dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Ivone Lara e AD Vida no Centro Cultural de Aracaju, para apresentar a exposição da Central Periférica. A recepção proporcionou aos visitantes uma manhã de imersão na história da cultura Hip Hop na capital.

Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre cultura periférica, a partir de visitas guiadas, a atividade será mantida durante a ocupação da Central Periférica com a recepção de escolas da rede pública e coletivos de ação social. Esta primeira visita recebeu usuários do Caps Ivone Lara, voltado para o acolhimento de jovens com transtornos mentais, e do Caps Vida, voltado para o acolhimento de jovens envolvidos com uso abusivo de álcool e drogas.

Para a assistente social do Caps Vida, Maísa Santana, a visita à exposição representou um momento importante de valorização do indivíduo periférico. "A maior parte do nosso público é da periferia. São adolescentes e jovens adultos, pretos e pobres, que estão imersos em situações de violência. É importante ter esse contato com o Hip Hop, que é uma cultura que aborda esse contexto e valoriza o indivíduo, o que também fazemos no Caps Vida. A gente precisa valorizar essa cultura, que é uma contracultura, no sentido de ir na contramão do sistema que desvaloriza essas pessoas", afirmou Maísa.

A primeira visita à ocupação foi provocada pelo presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Cezar Griot Nagô, a fim de proporcionar aos usuários do Caps um dia de programação sociocultural em contato com a cultura urbana. Para Cezar, levar os usuários do Caps para uma vivência do hip Hop, sobretudo no Centro Cultural, "é essencial para gerar representatividade para essas pessoas, oferecendo a elas uma nova perspectiva".

Ainda nesta terça-feira, o Central Periférica promoverá no Centro Cultural de Aracaju uma programação de arte urbana promovida pela Central Única das Favelas (CUFA), a partir das 16h. A terceira semana de atividades contará com roda de conversa, mostra audiovisual e pocket show.