Prefeitura capacita profissionais da saúde sobre brigada de incêndio

Saúde
19/09/2023 15h04
Início > Noticias > 102051

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade, nesta terça-feira, 19, à Capacitação Brigada de Incêndio, que aprimora os conhecimentos em princípio de incêndio e primeiros socorros dos profissionais de saúde que atuam em toda a rede. A capacitação segue até o dia 25 deste mês e pretende alcançar aproximadamente 250 participantes.

A atividade é coordenada pelo Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e objetiva capacitar todas as categorias de profissionais atuantes nas unidades de saúde com foco na prevenção não só de acidentes, bem como nos cuidados em suporte básico de vida, a exemplo de engasgos, crise convulsiva, queimaduras.

Segundo a enfermeira e referência técnica do Ceps, Ana Elisabete dos Santos Silva, os profissionais passarão por um treinamento de 8 horas com certificação e serão capacitados em diversas frentes temáticas.

“O treinamento visa abordar temáticas de aprendizagem teórica e prática de prevenção e combate a incêndios, cuja proposta também é a mudança de comportamento para que os profissionais se atentem à sinalização nas unidades e data de validade dos extintores, por exemplo. Dessa forma, esses grupos de profissionais estarão treinados para que sejam multiplicadores desse conhecimento, inclusive lembrá-los do número 193 utilizado para acionar o Corpo de Bombeiros, que pode ser esquecido diante de uma situação de sinistro”, explica Ana Elisabete.

Durante o treinamento, os participantes também aprendem sobre como prestar os primeiros cuidados diante de situações de parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, desmaio e engasgo. Lara Brito, assistente social na Unidade Básica de Saúde Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo, nunca esteve diante de uma situação de emergência, porém, depois da capacitação, ela conta que se sente mais preparada e calma para prestar socorro.

“Esse treinamento é muito importante porque é um conhecimento que serve tanto para o nosso ambiente de trabalho, como para nossa vida pessoal. Aqui estamos recebendo vários tipos de conhecimentos que podemos multiplicar na unidade de saúde passando para os colegas e isso ajuda a ampliar a possibilidade de salvar pessoas. Agora me sinto habilitada a prestar um socorro ou mesmo informações e, com certeza, isso vai me deixar mais calma para que eu realmente tenha condição de ajudar porque saberei as providências a serem tomadas para salvar ou minimizar o sofrimento das pessoas. Quando a gente se tranquiliza tem condições de agir”, conta.

O assistente administrativo Robson Gonçalves das Chagas, que atua na UBS Madre Tereza, no bairro Jabotiana, afirma que não é a primeira vez que passa pelo treinamento e sempre aproveita a oportunidade para atualizar seus conhecimentos na área.

“Sempre que a unidade oferta esse tipo de treinamento eu me coloco a disposição porque faço gestão de saúde pública e também sou técnico em segurança no trabalho. Por isso é muito interessante para mim participar desses cursos que são realizados pela Secretaria Municipal da Saúde”, diz.