Secretaria da Educação de Aracaju participa de Seminário Nacional pela Alfabetização

Educação
19/09/2023 17h02

O secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, participa nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20, do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, realizado em Brasília/DF. O evento é promovido pelo Ministério da Educação e reúne autoridades em Educação e representantes de organizações civis, estados e municípios, discutindo programas e estratégias que estão em curso e funcionam como alternativas para melhorar a alfabetização de crianças no país.

A programação do seminário conta com palestras, painéis, mesas-redondas, trocas de experiências e aprendizados com pessoas dos diversos estados envolvidos. O principal resultado, almejado com a realização do evento, é fazer com que as crianças que, hoje estão no 2º ano do Ensino Fundamental, consigam ler e escrever na idade certa. Também participam do seminário a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Patrícia Cruz, e a assessora para anos iniciais, Jamilly Menezes.

"Este é um evento que congrega um esforço de pelo menos 16 estados da Federação e um conjunto significativo de municípios, juntamente com o Governo Federal, no sentido de garantir que as nossas crianças sejam devidamente alfabetizadas na idade correta. Aracaju comprometendo-se com essa meta, entregará já em 2023, 100% das suas crianças devidamente alfabetizadas ao final segundo ano, e aquelas crianças que são público-alvo da educação especial terão um acompanhamento diferenciado para que elas possam ser alfabetizadas também no menor prazo possível", pontuou o secretário Ricardo Abreu.

O evento envolve representantes do Governo Federal, secretários estaduais e municipais de Educação, gestores escolares, técnicos da área, professores alfabetizadores, acadêmicos, políticos especializados e organizações do terceiro setor interessadas na alfabetização infantil. O seminário conta com o apoio de instituições como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Associação Bem Comum (ABC), o Instituto Natura e a Fundação Lemann.

"Neste evento, nós estamos podendo conversar com governadores, com secretários de Estado da Educação, secretários municipais de outras cidades e aprendendo um pouco das suas práticas, além de apresentar também aquilo que Aracaju vem fazendo para que a gente possa, de fato, garantir um direito das nossas crianças de iniciarem a sua vida escolar devidamente alfabetizadas, para que elas possam aprender mais e exercer a cidadania no lugar onde elas escolherem para viver", destaca Ricardo.