Semana Nacional de Trânsito: SMTT dá continuidade à programação de ações educativas

Transporte e Trânsito
20/09/2023 14h52

Nesta quarta-feira, 20, palestra, apresentação de teatro e blitz educativa marcaram a programação do dia da Semana Nacional de Trânsito realizada em Aracaju pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito de Sergipe (CPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Superintendências de Transportes e Trânsito de Nossa Senhora do Socorro e de São Cristóvão.
 
“No trânsito, escolha a vida" é o tema escolhido para essa edição, que segue até o próximo dia 25, com o objetivo de contribuir para a redução de sinistros e para a preservação de vidas no trânsito.

A blitz educativa foi realizada pela manhã, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na avenida Augusto Franco, com atores do grupo de teatro Cones, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT de Aracaju e a gentes da superintendência. 

Como parte da programação, equipes da SMTT de Aracaju ainda ministraram palestra para os colaboradores de um supermercado da capital. 

“Compartilhamos na palestra informações precisas sobre direção defensiva, dada a grande quantidade de colaboradores motociclistas do supermercado. Como são altos os índices nacionais de sinistros de trânsito nos trajetos rumo ao ambiente de trabalho, ampliamos o discurso para tratar desses sinistros, as principais causas relacionadas às ocorrências e como evitá-las”, conta o agente de Trânsito da SMTT e integrante da CET, Reinato Santos.

Já em uma escola privada, localizada no bairro Siqueira Campos, o grupo de teatro Cones, da SMTT Aracaju, apresentou o espetáculo ‘As aventuras da Chapeuzinho no trânsito’, para os alunos da instituição de ensino. 

“O espetáculo, apresentado pelo grupo Cones revela uma personagem ligada às redes sociais, mas que não encontra na internet todas as respostas que precisa para solucionar eventuais problemas no trânsito. Após aprender com outros personagens sobre o uso de semáforos e de faixas de pedestres, chapeuzinho torna-se multiplicadora de conhecimentos sobre segurança no trânsito e preservação da vida. Da mesma forma, desejamos que os estudantes se tornem multiplicadores dessas informações, tão importantes para preservação da vida no trânsito”, explica o ator e coordenador do grupo de teatro Cones, Hiel Gomes.

Como solicitar
Para solicitar os trabalhos educativos realizados pelos profissionais da CET, da SMTT de Aracaju, sejam palestras em ambientes comerciais, escolas ou mesmo em ambientes abertos, os interessados devem acessar o portal AjuInteligente, clicar no ícone ‘Documentos Oficiais’, ‘Ofício’ e ‘Ofício SMTT (Transporte e Trânsito)’, e preencher os campos com as informações necessárias. 

Mais eventos
A SMTT de Aracaju seguirá intensificando as ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito. Confira a programação:

Quinta-feira, 21
Apresentação de teatro
Horário: 8h30
Local: escola particular

Palestra na Unidade de Saúde Eunice Barbosa
Horário: 9h
Local: bairro Coqueiral

Sexta-feira, 22
Palestra na Unidade de Saúde Augusto Franco
Horário: 9h
Local: Farolândia