Em alusão ao Dia Mundial da Árvore, celebrado nesta quinta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou o plantio de mudas arbóreas na praça Governador Paulo Barreto, situada no bairro Luzia. A iniciativa faz parte do programa Aracaju Mais Verde e integra o Planejamento Estratégico da gestão municipal. Sessenta alunos do Colégio Santa Chiara, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, participaram da ação.
Foram plantadas mudas de caju, atemoia, goiaba, sapoti e pau brasil. Ao lado de cada plantio, foram colocadas placas de identificação, nas quais constam informações sobre cada espécie como forma educativa de compartilhar conhecimento com a comunidade, destacando a importância e contribuição das árvores para o ecossistema. Além disso, as placas permitem um acompanhamento a longo prazo do desenvolvimento, fornecendo dados valiosos para estudos e pesquisas sobre a flora local.
A aluna Letícia Vitória Vieira Vasconcelos, do 4º ano, ajudou a plantar uma muda de pau brasil. "Achei bem diferente e legal. Com as árvores a vida fica mais divertida. As árvores dão frutos, flores lindas e elas fazem parte da nossa vida. Fiquei feliz de participar desse momento com meus colegas", disse contente.
Quem também estava radiante foi o aluno Matheus Torres, do 4º ano. Ele falou sobre o que aprendeu na ação. "As árvores proporcionam sobram. Elas são necessárias para a vida das nossas famílias. Com elas, a gente respira melhor. Por isso, temos que plantar cada vez mais e ajudar a cuidar de cada uma delas. Lá em casa, todos gostamos da natureza. É muito bom", afirmou.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a medida reforça o compromisso da gestão municipal de tornar Aracaju uma cidade ainda mais verde. "O plantio de mudas em espaços públicos é de suma importância para o meio ambiente. No dia de hoje, torna-se ainda mais especial porque é o Dia da Árvore. É satisfatório fazermos essa ação junto aos alunos da nossa capital. Aqui, eles têm a oportunidade de vivenciar o que aprendem em sala de aula e também entender a importância de de cuidar, preservar e plantar mais árvores", ressaltou.
A família e a escola têm o papel importante de apresentar e incentivar o cuidado e a preservação do meio ambiente às crianças. "Desde os anos iniciais, é possível promover o contato com a natureza e realizar atividades ao ar livre. Além de promover a conscientização ambiental, contribui para melhorar a qualidade de vida na comunidade", destacou o coordenador do Programa de Educação Ambiental do Colégio Santa Chiara, José Bezerra Neto.