Escola de Artes finaliza Oficina Especial de Videoclipe com Baixo Orçamento

Cultura
19/09/2023 17h16

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, por meio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, concluiu nesta quarta-feira, 20, a Oficina Especial de Videoclipe com Baixo Orçamento, que teve duração de um mês. A Oficina Especial foi realizada no Centro Cultural de Aracaju com duas aulas semanais para as duas turmas, distribuídas por turnos, de 8h as 12h30 e de 13h30 as 18h.

Lançado como oferta adicional ao edital da Escola de Arte para o período de 2023.2, a oficina ofereceu a realizadores da arte sergipana e demais interessados, que não possuíam acesso aos recursos que envolvem as grandes produções audiovisuais, a oportunidade de aprender técnicas e conceitos para produzir os seus próprios videoclipes. A realização da oficina também inaugurou a inclusão do Audiovisual entre as linguagens artísticas ministradas na Escola de Artes Valdice Teles, visando ampliar o acesso à teoria e prática desse produto, bem como oferecer capacitação para a elaboração de projetos para leis de fomento, a exemplo da Lei Paulo Gustavo.

Durante a execução das primeiras aulas, foram  introduzidas a história da produção de videoclipes como linguagem audiovisual, as principais referências de produção, e a teoria das técnicas de pré-produção, direção, filmagem e pós-produção. As aulas seguintes foram dedicadas à prática, oportunizando que os alunos executassem seus projetos de forma orientada durante todas as fases de produção. A Oficina culminou na produção de dois videoclipes de artistas locais, sendo um do aluno Oxe Tom, nome artístico de Cleverton Monteiro.
 
Para Oxe Tom, a oficina desempenhou um papel importante no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Pude compreender como funciona a criação de um videoclipe e  vivenciar o antes, o durante e o depois do processo criativo, fazendo parte diretamente de cada movimento. Fomos conduzidos  com liberdade pelos melhores caminhos, desde as gravações, que demandaram bastante energia e empenho, até o processo de edição, o que também nos garantiu que entendêssemos cada passo e sua importância para ter uma boa obra audiovisual de forma  acessível, sendo fiel a proposta da oficina”, comentou Tom.

O realizador audiovisual e oficineiro Luan Allen considera que a oficina veio com o importante compromisso de facilitar e ampliar a produção de audiovisual para que ela não fique centrada entre poucos profissionais.

“O meio audiovisual realmente é bem caro, desde os equipamentos até a formação de equipes. Mas a gente também consegue, com os recursos que temos, fazer muito videoclipe interessante, bonito, que consegue comunicar e divulgar a música dos artistas, passando as suas mensagens”, afirmou Luan.

Os clipes produzidos no decorrer da Oficina Especial de Videoclipe com Baixo Orçamento foram “Fire na Bad”, do rapper Lynckown, e “Me Pegar”, de Oxe Tom, ambos disponíveis em breve no streaming Ajuplay.