Funcaju finaliza o Especial Semana do Teatro com o Curta Sexta

Cultura
22/09/2023 20h37

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta sexta-feira, dia 22, o Curta Sexta, evento de exibição de filmes sergipanos no Cine Vitória, no Centro da cidade. A programação fez parte do Especial Semana do Teatro e também contou com a apresentação do espetáculo “Passatempo”.

 
Os espectadores puderam conferir na tela do cinema duas peças teatrais que fazem parte do acervo cultural da Funcaju: Remundados, do grupo Boca de Cena; e a peça O Baile do Cheiroso, do grupo Mamulengo Cheiroso. E, após a exibição dos curtas, no palco central da Rua do Turista, contemplaram o espetáculo ao vivo “Passatempo”, de texto de Carlos Cauê, com direção de Sandro Américo.
 
Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o Curta Sexta leva os projetos da Funcaju para além das unidades da Fundação. “É a continuidade de um projeto que expande as atividades da Funcaju para além dos espaços tradicionais que nós temos. Aqui, na Rua do Turista, nós já trouxemos apresentações musicais. Agora, estamos apresentando um espetáculo teatral para comemorar a Semana do Teatro", relata Luciano.
 
A terapeuta Bárbara Moura ficou feliz por poder assistir aos filmes e a peça teatral no Centro. “Foi muito bom terminar o dia com arte no Centro da cidade. Além de poder ver um filminho de graça, foi maravilhoso assistir a uma peça de teatro com uma história tão envolvente. A ação cultural está de parabéns”, elogia.
 
A peça teatral “Passatempo” foi lançada recentemente e é encenada por dois personagens. Um deles, Danton Peres, um ator idoso, interpretado por Ivo Adinil. “A experiência de fazer essa peça está sendo maravilhosa, pois está sendo uma imersão no nosso fazer teatral. Agradecemos mais uma vez a Funcaju de estar oportunizando o teatro para a comunidade”, destaca Ivo.
 
O ator Cícero Vieira, que faz o personagem Mimi, mostra-se muito satisfeito em poder apresentar o espetáculo. “A peça fala sobre um dia na vida dessas duas pessoas, que são artistas também, que são atores, o que me deixa emocionado. Eu estou fora de Cícero Vieira e estou sendo esse personagem, essa história, mostrando para o público, é muito emocionante”, comenta.

Especial Semana do Teatro
 
O primeiro dia da programação do Especial Semana do Teatro contou com a apresentação do espetáculo “Passatempo” no Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU), no 17 de março, para alunos da rede municipal de ensino, no Dia Nacional do Teatro, 19 de setembro. A programação na quarta-feira, 20, ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, com a peça teatral “Satimbancos”, encenada pela Turma de Teatro Infanto Juvenil da Escola Oficina de Artes Valdice Teles.