Prefeitura realiza visita técnica na UBS Geraldo Magela

Agência Aracaju de Notícias
25/09/2023 11h55

De forma a avaliar de perto a dinâmica de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, e aperfeiçoar o serviços ofertados à comunidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta segunda-feira, 25, uma visita técnica ao local, escutando os usuários e lideranças locais para traçar estratégias de atendimento qualificado. 

A visita contou com a participação do quadro de referência técnica da SMS e surgiu a partir de uma solicitação da própria comunidade, em reunião realizada na sexta-feira, 22, entre representantes dos moradores e a gestão. 

“Tivemos uma reunião, um momento de escuta das demandas relacionadas à saúde na região do Orlando Dantas e São Conrado, e chegamos no entendimento de realizar esta visita técnica. Esse diálogo entre o poder público e as comunidades é muito positivo, e nos permite compreender como as políticas públicas chegam na ponta aos aracajuanos e como executá-las de forma aprimorada”, explica o secretário de Governo Hallisson de Souza. 

Ao longo da manhã, a equipe visitou os espaços da UBS, ouviu os aracajuanos presentes sobre pontos a melhorar e sobre o que tem dado certo. A partir do que constataram, os servidores traçarão medidas para combater os desafios e assegurar uma prestação de serviço ainda mais satisfatória. 

“Fizemos a visita, conforme combinado na última sexta-feira durante a nossa reunião. Viemos aqui como referência técnica para avaliar o fluxo, saber o que é preciso melhorar, adequar de acordo com a necessidade da população, ouvindo-a,  tanto sobre as dificuldades e quanto sobre o que tem dado certo. A maioria referencia a unidade como um lugar acolhedor, onde a assistência está acontecendo. Em relação aos desafios que identificamos, vamos discutir e planejar como reorganizar. Estivemos presentes com a coordenação médica, de atenção primária, a secretária adjunta e o setor de infraestrutura, para compreender o que é preciso melhorar aqui, sempre pensando na satisfação e acessibilidade da comunidade”, aponta a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Janaina Cavalcante. 

A ideia é, ao acompanhar in loco o funcionamento das unidades, conseguir atingir um patamar de satisfação e bem estar em toda a extensão da rede de atenção básica em saúde. 

“É de extrema importância para a comunidade que a saúde seja padronizada, com qualidade nos atendimentos. Com a presença das diretorias e coordenações conseguimos avaliar como estão esses atendimentos, para assegurar a destreza nos serviços oferecidos aos usuários de Aracaju”, afirma o gerente da UBS Geraldo Magela, Gabriel Santana. 

Para o professor Cristiano Silva, 49 anos,  que reside na comunidade há mais de 35 anos, a ação é importante por estreitar a interlocução entre o poder público e as comunidades, o que favorece a melhoria na execução das políticas públicas.

“É a busca por atendimento humanizado, que respeite os usuários. Agradecemos a administração municipal, porque através do diálogo, conseguimos fazer uma avaliação e buscar melhorar o serviço ofertado em um lugar com um grande fluxo de usuários”, diz. 

O motorista de aplicativo Everton Santos, que também reside na comunidade há mais de 30 anos, por sua vez, também avalia a visita como positiva. 

“O dia de hoje é importante para todos os moradores do bairro São Conrado, porque essa visita técnica busca viabilizar as demandas que o Geraldo Magela e o Humberto Mourão precisam. Acredito que saímos daqui com uma avaliação satisfatória, porque foi ouvido e visto o que realmente se precisa para melhorar o serviço prestado às pessoas da comunidade”, ressalta.