Funcaju dialoga com Fórum de Artes Visuais de Sergipe sobre a Galeria Álvaro Santos

Cultura
26/09/2023 14h00

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e o Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe (Favs) reuniram-se nesta terça-feira, dia 26, para debater sugestões culturais e consolidação de um calendário para a Galeria de Artes Álvaro Santos - reformada recentemente pela Prefeitura de Aracaju -, de maneira comum entre os órgãos. Estiveram presentes na reunião, além do presidente da Funcaju, Luciano Correia, representantes do Fórum: Antônio Cruz, Mirela Santos e Wendel Campos.

O presidente Luciano Correia pontua a relevância da interação entre a instituição e o Favs. “O Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe faz um trabalho extremamente técnico e de alcance artístico, sempre contribuindo com sugestões importantes para a gente incorporar nas nossas ações. Essa reunião tratou de estratégias comuns para construirmos um calendário anual efetivo para a Álvaro Santos em diálogo com o setor, além de outros encaminhamentos para fortalecimento deste segmento em nosso estado”, explica.

Segundo o coordenador geral do Fórum, o artista plástico Joel Dantas, o Favs busca levar à população e às gestões a importância da arte visual em Sergipe. “O Favs reúne artistas, dá um ‘alavacamento’ na movimentação artística, no nosso campo, que é as artes visuais. Nosso objetivo maior é nos fazer presentes, nos fazer ouvir dentro das instituições. Dentro do nosso espírito criativo, fazer ações que reafirmem nossa presença no campo artístico do estado”, diz.

A coordenadora de Comunicação do Favs, Mirela Silva, apresentou também, na reunião, a 5ª Mostra de Sergipe, intitulada “Circular Cidade 01”. “A ideia é incentivar, mostrar onde a arte acontece dentro da cidade, onde as pessoas vêm a arte na sua rotina de trabalho”, comenta. A Mostra ocorrerá em Outubro, com inscrições de artistas até o final deste mês de setembro.

Para Antônio Cruz, que faz parte do Núcleo de Coordenação do Fórum, a reunião propiciou bons frutos sobre as sugestões apresentadas à Funcaju. “O Fórum abarca vários segmentos. Apresentamos algumas pautas, possíveis de serem exequíveis. A reunião foi produtiva, fomos ouvidos, com sugestões que devem ser acatadas”, completa.