O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta terça-feira, 26, uma visita ao templo de Confúcio em Qufu, na província de Shandong. A ida ao local integra a programação do 9º Fórum de Nishan sobre Civilizações Mundiais, que ocorre na cidade e reúne líderes políticos, estudiosos e especialistas de todo o mundo com a finalidade de aprimorar o diálogo e aprendizado mútuo entre diferentes culturas, possibilitando o enfrentamento conjunto de desafios globais.
Ao conhecer o templo, Edvaldo destacou que o local representa "um verdadeiro mergulho na cultura chinesa". "Hoje tivemos a oportunidade de vivenciar uma experiência incrível. Como parte da programação do Fórum de Nishan, do qual participo, visitei o templo de Confúcio, um filósofo chinês que inspira a população do Oriente até os dias atuais. O templo é um patrimônio da humanidade, que fica localizado na terra natal deste grande pensador, e é composto por um conjunto de monumentos que retratam a história de Confúcio, considerado como um dos representantes mais importantes da cultura chinesa. Portanto, foi uma visita muito inspiradora", disse.
O prefeito ressaltou também a relevância da visitação ao templo para os participantes do fórum. "A filosofia de Confúcio está baseada na bondade humana, em valores como fidelidade, justiça e sabedoria mental. Também está baseada na moralidade pessoal e governamental, com a preocupação do bem-estar da população e na felicidade dos indivíduos. Neste sentido, conhecer este local imperdível em Qufu, através de um evento que coloca no centro do debate os valores comuns para a construção de uma humanidade melhor, é de grande importância", reiterou Edvaldo.
O fórum
O 9º Fórum de Nishan sobre Civilizações Mundiais tem como tema central "Valores comuns para a humanidade - fortalecendo os intercâmbios e o aprendizado mútuo entre civilizações para enfrentar conjuntamente os desafios globais". O evento conta com uma vasta programação que inclui palestras, mesas de diálogos acerca da temática, além de atividades que visam promover a cultura chinesa e de outros países, entre elas uma exposição de artesanatos.