Aracaju participa do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
26/09/2023 20h05

A Prefeitura de Aracaju participa do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que teve início nesta terça-feira, 26, na cidade de Fortaleza/CE. O evento reúne representantes de mais de 190 cidades brasileiras para dialogar sobre inovações e experiências nos 25 estados que comparecem à programação que seguirá até a sexta-feira, 29.

Nesse período, ocorrerão, de maneira simultânea, o V Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, participa do evento e ressalta que a interação possibilita obter informações sobre inovações e experiências aplicadas nos municípios brasileiros e que podem contribuir com as ações aplicadas na capital sergipana.

"Ao longo desses dias, vamos poder verificar o que existe de mais novo com relação ao controle, principalmente das mudanças climáticas e como podemos nos preparar melhor para essas mudanças. Também serão apresentados temas pertinentes à Guarda Municipal. São diversos assuntos que englobam toda a secretaria. Entendemos que voltaremos com a bagagem repleta de conhecimentos e novas experiências para implementar no município de Aracaju", frisou o secretário Silvio Prado.

O comandante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor 2ª classe Fernando Mendonça, ressalta que a troca de experiências e o acesso a informações sobre novas tecnologias são aspectos de destaque durante o evento.

"É um momento para que possamos observar as experiências positivas efetivadas em outros locais e trocar experiências com secretários e comandantes das demais Guardas Municipais dos municípios participantes. A Guarda Municipal de Aracaju está sempre atenta às novas tecnologias e novas ações para aplicar em Aracaju e, dessa forma, proporcionar cada vez mais segurança e tranquilidade para os aracajuanos", considerou.

A programação, ao final dos quatro dias, culminará com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que farão o encerramento do evento.

A abertura do fórum, nesta terça, contou com a palestra da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que empresta o nome à Lei nº 11.340/2006, com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Entre os tópicos que irão compor a programação, nos próximos dias, estão: Central de Operações para controle das mudanças climáticas; preparação da população; instalação de sistemas de alerta e alarme; entre outros.

No que se refere ao segmento da Segurança Pública, constam entre os assuntos a serem abordados a atuação de estruturas e operações de Centro de Comando e Controle, para Guardas Municipais; sistemas de software, que fazem gerenciamento de frota operacional, patrulhamento comunitário; aproximação com a população, entre outros.