Mutirões de limpeza garantem mais qualidade de vida aos moradores da zona Norte

Serviços Urbanos
27/09/2023 15h30

Os mutirões promovidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) reforçam a atuação diária da Prefeitura de Aracaju no tocante à limpeza e conservação das áreas públicas da capital. Deste modo, nos últimos dias, o conjunto José Eduardo Dutra, situado no bairro Porto Dantas, zona Norte da capital, recebeu a força-tarefa que envolve as atividades de capinação, roçagem mecanizada, varrição e recolhimento de resíduos, além de intervenção paisagística em pontos de descarte irregular.

Conforme explica o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, por meio dessa iniciativa que possibilita um atendimento mais direcionado, a empresa já executou, até o início deste mês, 216 mutirões. “Isso nos permite dar uma resposta muito mais rápida e igualitária ao que corresponde à limpeza das vias e áreas verdes. É o caso do conjunto Eduardo Dutra, onde foram identificadas, além das demandas de limpeza, ações que minimizem o descarte irregular de resíduos sólidos na localidade”, destaca.

O andamento dos trabalhos executados por seis equipes ocorreu de maneira simultânea em todas as ruas. Na rua Contorno 1, que margeia o manguezal, os agentes efetuaram o recolhimento do lixo e entulho despejado irregularmente em diversos pontos.

“Na sequência, faremos uma intervenção com o uso do paisagismo. Neste projeto, serão utilizados pneus antes abandonados pela cidade, que serão transformados numa espécie de jardineiras para as mudas ornamentais, de modo a inibir novos despejos de resíduos”, enfatiza o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Aragão, ao ressaltar a importância dessa ação que objetiva sensibilizar a população quanto ao descarte consciente.

As ações rotineiras das equipes são intensificadas nesta época do ano, principalmente em localidades onde os moradores mantêm o hábito de armazenar água em suas residências, o que resulta em locais propícios para os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zyka, além do descarte irregular.

Segundo o presidente da Emsurb, a empresa municipal realiza, além dos mutirões de limpeza do cronograma, mutirões específicos, aos sábados, junto a equipes de endemias. “Por isso, seguimos em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para a realização dos mutirões aos sábados, os quais vêm contribuindo substancialmente para a redução dos números com risco de infestação, como é o caso do bairro Porto Dantas, que apresentou uma queda expressiva no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti [LIRAa], ficando em (1,9), tendo registrado anteriormente o índice de 3,4”, pontua Moraes ao comentar os dados apresentados pela administração municipal na última segunda-feira, 25.

O resultado do quinto LIRAa do ano da capital identificou um índice de infestação geral de 1,0, valor considerado de Médio Risco para surtos ou epidemias, o menor dos últimos cinco anos (não houve LIRAa em 2021 por conta de uma decisão judicial).
 
Reconhecimento
A efetividade nas ações de limpeza pública promovidas pela Prefeitura de Aracaju foi reconhecida por dona Marineide Rodrigues de Melo, moradora do residencial e integrante da Associação de Moradores do Conjunto Senador Eduardo Dutra (AMED).

“A Prefeitura é bem atuante no conjunto Eduardo Dutra, mas o que falta é a consciência e contribuição dos próprios moradores que acabam jogando lixo nas esquinas e outros materiais no mangue e nos terrenos das redondezas. Essas pessoas esquecem que essas atitudes erradas prejudicam a todos, principalmente no aparecimento de doenças por causa do amontoado de lixo”, disse ela, referindo-se aos transtornos que o acúmulo de lixo pode trazer à população principalmente no período de chuvas.

“Têm sido muito positivos os trabalhos de limpeza por aqui. Vejo os agentes, frequentemente, varrendo, cortando o mato nas ruas e calçadas, e ainda o caminhão de lixo que não deixa de passar no dia programado. Por isso, é preciso que a população tenha mais cuidado com o lugar onde vive pra deixar tudo em ordem”, disse a dona de casa Maria José Góis de Jesus, referindo-se à coleta domiciliar realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras na localidade.

Quem compartilha de opinião semelhante é o aposentado Antônio Pereira dos Santos, ao acompanhar o trabalho dos agentes no recolhimento de resíduos. “A Prefeitura de Aracaju faz um serviço de limpeza excelente aqui no conjunto. Como o carro do lixo passa certinho três vezes na semana, a gente não observa lixo acumulado nas portas das pessoas. Então, eu só posso afirmar que somos bem assistidos pela Prefeitura”.

“Os agentes limpam não só as ruas, mas também o mangue, sempre. Acontece que os moradores ainda insistem em jogar restos de construção, móveis velhos e outras coisas que só trazem problemas para a comunidade, pois junta insetos, mosquitos e ratos. É preciso mais consciência para ajudar a Prefeitura a manter o nosso bairro organizado”, pontuou a dona de casa Janete Costa de Araújo.