Alunas de balé da Escola de Artes preparam apresentação para o Festival Galeria da Dança

Cultura
28/09/2023 15h50

Alunas da oficina de balé clássico "Sonhando na Ponta dos Pés", da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), se apresentarão no Festival Galeria da Dança nesta sexta e sábado, dias 29 e 30, no Teatro Tobias Barreto, na capital sergipana.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a oficina Sonhando na Ponta dos Pés é mais uma extensão do semestre letivo da Escola Valdice Teles, que incorpora novos alunos à unidade com abordagens distintas da oferta regular do período. "Com isso, a escola ganha uma dinâmica ainda maior e permite a diversificação da linguagem da dança”, destaca.

O oficineiro Adriano Matos, que ministra as aulas da oficina de balé clássico da Escola de Artes, é um dos organizadores do festival para o qual levará suas alunas. A turma iniciante de balé irá realizar uma apresentação mais solta, como explica o oficineiro, um neoclássico sobre liberdade, mostrando o trabalho da composição coreográfica realizada em sala. Já a turma avançada, a coreografia possui um cunho mais dramático, destacando as emoções, sobre a história da imagem paterna para a sociedade através da canção ‘Naquela Mesa’, de Nelson Gonçalves.

“As meninas estão super afiadas e entusiasmadas, pelo fato de se apresentarem em um festival a nível nacional, que conta também para o currículo delas. Além das apresentações em grupo, três alunas da Valdice Teles irão se apresentar como solistas: uma aluna fará um solo de k-pop, outra de contemporâneo e a última realizará um solo de balé clássico de repertório. Todas elas estão muito bem preparadas e é o resultado do nosso trabalho aqui da Escola Oficina de Artes Valdice Teles para a sociedade e para as pessoas que irão assistir o festival”, esclarece Adriano.

Yara Mercedes, que tem 42 anos e atua na área de enfermagem, conta que iniciou o curso de balé no primeiro semestre de 2023, tendo desse modo seu primeiro contato com essa modalidade de dança. Ela ressalta que, apesar da idade, sentiu-se bastante acolhida pela escola e pelo oficineiro.

“Para a apresentação é um misto de sentimentos. Quando começamos a coreografia eu achei que não fosse conseguir, mas ao longo das aulas e da prática nós fomos refinando e vendo o que poderíamos melhorar e nossas dificuldades e limites individuais. E hoje estamos com uma coreografia belíssima e preparada com muito amor, estaremos nos apresentando com muita felicidade, suor e muita dedicação”, afirma.

Taís Oliveira tem 31 anos e advoga, mas sempre manteve uma paixão pela dança. Ex-aluna de dança moderna e jazz na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, ela precisou para os cursos em razão da rotina agitada, mas este ano decidiu retornar e viu na oficina Sonhando na Ponta dos Pés a oportunidade de explorar um pouco mais a dança.

“Esse contato novamente com a dança é maravilhoso. A dança é o que me move, é um pouco mais difícil agora depois de tanto tempo, mas não é um empecilho. Eu estou bem ansiosa para a apresentação, expectativas super altas, mas estamos bem preparadas, cerca de um mês e meio preparando a coreografia e treinando tanto nas aulas quanto em casa para não só aprender mas para executar o melhor possível”, comenta.

O Festival Galeria da Dança, anteriormente denominado Faz Dança, é realizado pela Cia Contempodança e está realizando a sua 14° edição com essa nomenclatura, mas já faz parte da cena artística sergipana há 26 anos. Fundado por Francisco Santana, antigo professor de dança na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, o projeto tem como objetivo a integração de diversos estilos de dança, tanto profissionais quanto amadores e conta com apresentações de grupos e companhias de dança.

A programação do festival conta com dez dias de apresentações e atividades, entre mostras de dança, realizadas no Teatro Tobias Barreto; oficina de dança urbana; uma Galeria da Periferia, realizada no Centro de Criatividade; e intercâmbios de dança com as companhias Power Circus e Centro Cubos de Dança.

Para informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.