Fundat já qualificou mais de 5.500 jovens ao longo deste ano

Formação para o Trabalho
29/09/2023 11h40

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) segue avançando na oferta de qualificação profissional e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho. Somente este ano, entre os meses de janeiro a agosto, a Fundat ofertou 15.050 vagas em cursos e oficinas, das quais 7.353 foram preenchidas por jovens de 15 a 29 anos, gerando uma aprovação de 5.353, o que representa 75% dos participantes.
 
Esses dados positivos foram apresentados nesta sexta-feira, 29, pela presidente da Fundação, Edivaneide Lima, durante a IV Conferência Municipal da Juventude, realizada pela Prefeitura de Aracaju no Auditório Antônio Vieira, no bairro Siqueira Campos. Na ocasião, a gestora da Fundat destacou o potencial dos jovens no desenvolvimento econômico e social do município

“São números que nos deixam extremamente satisfeitos, afinal mostram que a juventude está buscando se qualificar e confia em nossos serviços. A maioria deles busca a sua primeira oportunidade de emprego e a qualificação abre várias portas nesse sentido. Seguiremos trabalhando para oportunizar cada vez mais opções, a fim de garantir o desenvolvimento deles”, afirma Edivaneide. 

A presidente da Fundat apresentou ainda os números da empregabilidade, destacando as 619 vagas captadas pelo órgão, de janeiro a agosto, das quais 101 foram preenchidas por jovens de 18 a 29 anos. “Ou seja, das 207 pessoas que conseguimos empregar em 2023, 101 delas tinham menos de 30 anos. Isso representa 48,8% do público atendido pela Fundat. Estamos sempre em busca de oportunidades para primeiro emprego, pois sabemos o quanto eles estão empolgados e dispostos a conquistar a sua independência financeira. Unir a qualificação com a aprendizagem  é um combo de sucesso”, acrescenta Edivaneide. 

Até no quesito empreendedorismo os jovens vêm ganhando cada vez mais espaço. Nos oito primeiros meses de 2023, dos 102 novos microempreendedores individuais formalizados com apoio da Fundat, 22 estão inseridos nessa faixa etária. “Com um destaque para a presença das mulheres. Formalizamos 60 novas empreendedoras, as quais representam 58,8% dos novos MEIs da capital, enquanto formalizamos 40 registros masculinos. Estamos ofertando qualificações voltadas ao empreendedorismo, justamente para incentivar que essas pessoas empreendam e passem a oferecer empregos, ao invés de buscá-los”, explica Edivaneide. 

A faixa etária que mais formalizou a abertura de MEI, até o mês de agosto, na capital, foi de 40 a 49 anos. “Isso é também um reflexo da maturidade, quanto mais experientes, mais buscamos pela autonomia das nossas conquistas. Incentivar que esse sentimento aflore o quanto antes nos jovens é uma das nossas missões, para que possamos garantir o seu pleno desenvolvimento profissional”, acredita a presidente da Fundat.