Perimetral Oeste: moradoras participam de atividades sobre o Setembro Amarelo

Agência Aracaju de Notícias
29/09/2023 20h38

O mês de valorização da vida, o Setembro Amarelo, foi encerrado com um passeio da comunidade atendida pelo Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste ao Parque da Cidade, para participar de um piquenique com roda de conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A atividade foi promovida pelo Instituto IR Transformando Vidas e pela Embelleze, com a parceria da Equipe Social da Perimetral, que disponibilizou transporte para que os membros da comunidade pudessem comparecer. Após visitarem os animais que residem no Parque, as mulheres da comunidade participaram de um momento de meditação seguido de uma divertida aula de dança.

O objetivo da atividade foi proporcionar ao público feminino da Perimetral Oeste uma imersão da temática do Setembro Amarelo. “Além de incentivar que elas possam sempre compartilhar, umas com as outras, situações e reflexões para atuar no combate às questões que perpassam a saúde mental. Nesse sentido, tivemos hoje um momento muito importante de partilha, de convivência com outras pessoas que também são beneficiárias do bônus-moradia, e de integração das nossas ações sociais com outros projetos e parcerias”, explica Ayara Wanderley, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para realizar o trabalho técnico social com as famílias da avenida Perimetral Oeste.

Segundo Rosana Santos, co-fundadora do Instituto IR, a instituição nasceu com o propósito de juntar mulheres que são protagonistas das suas famílias para rodas de conversa, e de fazer parcerias para transformar as realidades de muitas pessoas, em questões relacionadas à inteligência emocional e ao empreendedorismo. “E fizemos essa parceria com a Perimetral, que foi de suma importância para o nosso evento, abrilhantando ainda mais nossas reflexões sobre o Setembro Amarelo. Falamos aqui sobre vida, sobre a transformação de cada um de nós, além de agradecer pelo dom da vida”, disse. 

A moradora Suesley Nascimento conta que essa foi a primeira vez que participou das atividades promovidas pela equipe da Perimetral, mas prometeu voltar mais vezes. “Eu, particularmente, gostei bastante. Foi um evento bem dinâmico, em que a gente teve oportunidade de conhecer e se comunicar com outras pessoas. Então foi bem interessante, gostei bastante e pretendo aparecer mais também”, afirmou. 

Para Vivian Cibelle, além de ter sido uma tarde diferente, a atividade lhe permitiu o exercício de um olhar mais atencioso para o seu eu interior. “Foi um local diferente, deu pra gente passear, ver os animais. Também gostei muito da parte da dança e do momento em que a gente fez uma meditação sobre a nossa própria vida. Isso é ótimo, porque a gente nunca para pra pensar na gente. A gente só vive na correria e não olha muito para si mesmo. Era bom ter mais vezes atividades assim”, concluiu a jovem gestante.