Prefeitura de Aracaju integra campanha nacional para redução de riscos de desastres

Defesa Civil
02/10/2023 16h00

A Prefeitura de Aracaju realizará, ao longo do mês de outubro, ações educativas alusivas à Semana Nacional de Redução de Desastres. Na capital, a programação coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, promoverá atividades com o objetivo de ampliar a percepção de riscos por parte da população e, dessa forma, engajar a sociedade na cultura de boas práticas aplicadas à prevenção e enfrentamento às situações de desastres.

Com início nesta terça-feira, 3, a programação envolve a formação de voluntários para a composição do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), contemplando bairros da zona Sul, como Gameleira, Robalo, Aruana, Mosqueiro, Matapuã e São José dos Náufragos. Além disso, ocorrerão atividades voltadas ao público infantojuvenil, com a retomada do projeto Defesa Civil nas Escolas e outras atividades integradas à Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A programação será encerrada no dia 28, com a realização do Encontro de Nupdecs.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten. Cel. Silvio Prado, ressalta que a capital já integra o grupo das cidades em "nível C" de resiliência, o mais elevado, na campanha "Construindo Cidades Resilientes". A iniciativa global do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece critérios que vêm sendo cumpridos, em Aracaju, desde 2018.

"Nesse passo, avançamos em estratégias, implementamos novas tecnologias e realizamos um trabalho contínuo para preparar a cidade no sentido de prevenir, resistir e mitigar efeitos de eventos adversos, assim como de responder e recuperar a cidade de forma célere. Com ações integradas entre os diversos setores da gestão municipal e diálogo com as comunidades, reforçamos o compromisso, principalmente, com a prevenção contra os riscos e com a promoção da segurança da população", detalhou.

Formação de voluntários
No que se refere ao curso de formação de voluntários, como parte da programação alusiva à Semana Nacional de Redução de Desastres, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca que as localidades contempladas foram selecionadas com base no mapeamento de áreas de risco e considerando o número de ocorrências registradas em virtude dos impactos das chuvas.

"Já existem nove Núcleos Comunitários em atuação na capital. Nos tornamos referência nacional com esse trabalho que vem gerando resultados muito positivos, graças ao engajamento dos participantes e permanente diálogo com o órgão. Esse trabalho contribui com a redução ou identificação de situações de risco e viabiliza a redução do tempo de resposta para atuação dos órgãos competentes, sempre que necessário", explicou Rabelo.

As inscrições permanecem abertas, até a terça-feira, 3, às 12h, e podem ser realizadas de forma online ou presencialmente, na sede da Defesa Civil, localizada na rua Dr. Celso Oliva nº 114, no bairro 13 de Julho, ou na secretaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, na Rodovia dos Náufragos, bairro Mosqueiro.

Semana Nacional de Redução de Desastres
A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída no dia 26 de setembro de 2005, através de Decreto do Governo Federal. No documento, ficou definido que a segunda semana de outubro de cada ano estaria destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira. A medida considera a mudança cultural da população no que se refere à sua conduta preventiva e preparatória, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.